Se você quer jogar um jogo de tiro multidirecional para o Family Computer, veja como instalar o jogo Battle City no Linux via AppImage.
Battle City é um jogo de tiro multidirecional para o Family Computer produzido e publicado em 1985 pela Namco. É um sucessor do Tank Battalion de 1980 da Namco, e seria sucedido pelo Tank Force de 1991.[1]
Uma versão arcade para o Nintendo VS. System viria a seguir, e o jogo acabaria com o lançamento do Virtual Console para o Wii e Wii U. Houve também um jogo de Game Boy relacionado com o mesmo nome datado de 1991, que foi desenvolvido e publicado pela Nova Games.
O jogador controla um tanque e atira projéteis para destruir tanques inimigos ao redor do campo de jogo. Os tanques inimigos entram pelo topo da tela e tentam destruir a base do jogador (representada na tela como um símbolo de fênix), bem como o próprio tanque do jogador.
Um nível é concluído quando o jogador destrói 20 tanques inimigos, mas o jogo termina se a base do jogador for destruída ou o jogador perder todas as vidas disponíveis.
Observe que o jogador também pode destruir a base, então o jogador ainda pode perder mesmo depois que todos os tanques inimigos forem destruídos.
Battle City contém 35 estágios diferentes com 13 unidades de largura por 13 unidades de altura. Cada mapa contém diferentes tipos de terreno e obstáculos.
Exemplos incluem paredes de tijolos que podem ser destruídas fazendo com que o tanque do jogador ou um tanque inimigo atire nelas, paredes de aço que podem ser destruídas pelo jogador se ele tiver coletado três estrelas, arbustos que escondem tanques sob eles, campos de gelo que dificultam o controle do tanque e manchas de água que não podem ser cruzadas por tanques.
O jogo se torna mais desafiador em níveis posteriores, pois os tanques inimigos podem atuar como iscas para atrair os jogadores para longe de sua base para que outro tanque possa destruí-la.
Além disso, tanques vermelhos piscantes liberam um power-up aleatório quando destruídos. Existem vários tipos de power-ups, como um relógio que para todos os inimigos, um escudo protetor e uma bomba que elimina todos os inimigos na tela.
Os tanques inimigos vêm em quatro tamanhos diferentes, com o maior exigindo quatro tiros para destruir.
Como instalar o jogo Battle City no Linux via arquivo AppImage
Para instalar o jogo Battle City no Linux via arquivo AppImage, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:
uname -m
Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome battle-city.appimage:
wget "https://ocs-dl.fra1.cdn.digitaloceanspaces.com/data/files/1681028417/Battle-City-x86-64.AppImage?response-content-disposition=attachment%3B%2520Battle-City-x86-64.AppImage&X-Amz-Content-Sha256=UNSIGNED-PAYLOAD&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=RWJAQUNCHT7V2NCLZ2AL%2F20240818%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240818T232614Z&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Expires=3600&X-Amz-Signature=9612dbe828fe6c18dc57b0f150d647c862e91b0c147090979fd5bfdefd133a6e" -O battle-city.appimage
Passo 4. Dê permissão de execução para o arquivo baixado;
chmod a+x battle-city.appimage
Passo 5. Agora instale o programa com o comando;
sudo ./battle-city.appimage --install
Passo 6. Quando você inicia o arquivo pela primeira vez, será perguntado se deseja integrar o programa com o sistema. Clique em “Yes” (Sim) se quiser integrá-lo ou clique em “No” (Não), se não quiser. Se você escolher Sim, o iniciador do programa será adicionado ao menu de aplicativos e ícones de instalação. Se você escolher “No”, sempre terá que iniciá-lo clicando duas vezes no arquivo AppImage.
Pronto! Agora, após instalar o jogo Battle City no Linux via AppImage, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite battle-city
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Integrando os aplicativos AppImage no sistema
Se você quiser integrar melhor esse programa no seu sistema, instale o AppImageLauncher, usando esse tutorial:
Como instalar o integrador AppImageLauncher no Linux