Como instalar o framework .NET Core no Debian 10

Se você quer desenvolver ou usar aplicativos .Net no sistema universal, veja como instalar o framework .NET Core no Debian 10.

O .NET Core é uma estrutura de software gratuita e de código aberto projetada com o Linux e o macOS em mente.

Como instalar o framework .NET Core no Debian 10

Ele é um sucessor multiplataforma do .NET Framework disponível para sistemas Linux, macOS e Windows. O framework .NET Core já fornece ferramentas de scaffolding para projetos de bootstrapping.

O .NET Core SDK é o kit de desenvolvimento de software usado para desenvolver aplicativos. Já o runtime .net é usado para executar a criação do aplicativo no núcleo .net.

O projeto é desenvolvido principalmente pela Microsoft e lançado com a Licença MIT. E este tutorial, explica como instalar o núcleo .net no sistema Debian 10 Linux.

Como instalar o framework .NET Core no Debian 10a

Para instalar o framework .NET Core no Debian 10, primeiramente, faça login em seu sistema com um conta com privilégios sudo. em seguida faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Atualize o cache do apt;

sudo apt update

Passo 3. Depois, instale o pacote apt-transport-https;

sudo apt install apt-transport-https

Passo 4. Agora, você precisa habilitar o repositório de pacotes da Microsoft em seu sistema Debian. Para isso, execute os seguintes comandos;

wget https://packages.microsoft.com/config/debian/10/packages-microsoft-prod.deb
sudo dpkg -i packages-microsoft-prod.deb
sudo apt update

Passo 5. Execute os comandos abaixo para instalar o SDK do .NET Core;

sudo apt install dotnet-sdk-3.1

Passo 6. O .NET Core Runtime é necessário para o sistema, onde você só precisa executar o aplicativo. Por exemplo, os ambientes de produção ou de declaração são necessários para executar apenas aplicativos. Portando, para instalar somente o .NET core Runtime, execute os seguintes comandos;

sudo apt install dotnet-runtime-2.1

Pronto! Agora, após instalar o .NET Core no Debian, você já pode usar .Net no seu sistema Debian, e claro em sistemas derivados.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile