Como instalar o Flutter no Linux

Se você quer desenvolver aplicativos para múltiplas plataformas, conheça e veja como instalar o Flutter no Linux.

Flutter é um kit de ferramentas de interface do usuário do Google para criar aplicativos móveis, web e desktop bonitos e compilados nativamente a partir de uma única base de código.

A primeira versão do Flutter era conhecida com o codinome “Sky” e era executada no sistema operacional Android.

Segundo a Wikipédia, “o Flutter é um kit de desenvolvimento de interface de usuário, de código aberto, criado pela empresa Google em 2015, baseado na linguagem de programação Dart, que possibilita a criação de aplicativos compilados nativamente, para os sistemas operacionais Android, iOS, Windows, Mac, Linux e, Fuchsia e Web”.

E por ser uma solução de desenvolvimento de código aberto e multiplataforma, está rapidamente se tornando muito popular.

Acima de tudo, porque, como dito antes, permite escrever código de interface do usuário em linguagem Dart, que pode ser compilado para criar aplicativos nativos para Android, iOS, Linux e Internet.

E, para usuários apaixonados do Ubuntu, a equipe de desenvolvimento do Ubuntu Flutter está em processo de desenvolvimento de sua própria Loja de Software desenvolvida em Flutter.

Enfim, neste tutorial, você verá como instalar o Flutter no Linux.

Como instalar o Flutter no Linux

Como instalar o Flutter no Linux
Como instalar o Flutter no Linux

Para instalar este software, você pode ler e executar com calma o guia de instalação oficial do Flutter no Linux, passo a passo. No entanto, em resumo e com poucas variações, o processo que usaremos aqui é o seguinte:
sudo apt install git curl cmake meson make clang libgtk-3-dev pkg-config
mkdir -p ~/development
cd ~/development
git clone https://github.com/flutter/flutter.git -b stable
echo 'export PATH="$PATH:$HOME/development/flutter/bin"' >> ~/.bashrc
source ~/.bashrc

Uma vez que tudo tenha sido concluído com sucesso, após instalar o Flutter no Linux, podemos iniciar o Flutter pela primeira vez, usando as seguintes ordens de comando:
flutter run
flutter create myapp

E então, a cada aplicação a ser criada, o procedimento a seguir seria semelhante a este, onde criamos uma chamada “myapp”:
cd myapp
flutter run

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.