Se você está precisando usar os vários recursos do ffmpeg em seu Arch, veja como instalar o FFmpeg no Arch Linux e derivados.
FFmpeg é um projeto de software livre que produz bibliotecas e programas que são utilizados para a manipulação de dados multimídia.
O codec multimídia FFmpeg converte áudio e vídeo em uma variedade de formatos de arquivo. O programa é executado na linha de comando.
O FFmpeg oferece suporte a vários formatos de áudio e vídeo. Também é capaz de editar e transmitir arquivos multimídia.
Ele é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.
Além disso, o FFmpeg suporta desde os formatos antigos mais obscuros, até os mais atuais. Em suma, ele é uma solução multiplataforma e completa para gravar, converter e transmitir áudio e vídeo.
Nesse tutorial, você verá como configurá-lo em seu desktop Linux ou servidor virtual privado. Você pode instalar o FFmpeg em sua máquina Linux, mas requer que você siga alguns passos.
Como instalar o FFmpeg no Arch Linux
O gerenciador de pacotes Pacman é necessário para instalar o FFmpeg no Arch Linux.
Este é um repositório para Arch Linux.
Primeiramente, abra um terminal e use o comando abaixo para saber qual versão está acessível no momento. Podemos usar o seguinte comando para atualizar o banco de dados:
pacman -Sy vlc
Depois disso, podemos usar o comando abaixo para instalar o FFmpeg:
pacman -R ffmpeg4.0
Atualize o sistema executando o seguinte comando:
pacman -Su
É isso! O FFmpeg agora deve estar instalado em seu sistema Arch Linux. Verifique a instalação executando os seguintes comandos:
ffmpeg -version
Pronto! Se você seguir todas essas etapas com cuidado, poderá instalar o FFmpeg no Arch Linux facilmente.
Ao instalar o FFmpeg, cada versão do Linux – Ubuntu, Arch Linux, Debian, CentOS/RHEL e Fedora – possui pequenas variações. Comece a utilizar esta ferramenta eficaz. Aproveite e use um dos tutoriais aqui do Blog.
Veja também
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar a versão mais recente do FFmpeg no Linux Debian, Ubuntu e Fedora
Como codificar vídeo H.265 usando FFmpeg no Linux (4K e 8K)