Descubra como instalar o FFMPEG 4.4 via PPA no Ubuntu 20.04, 18.04 e 21.04, e tenha esta versão no seu sistema sem complicações.
FFmpeg é um projeto de software livre que produz bibliotecas e programas que são utilizados para a manipulação de dados multimídia. Enfim, o FFmpeg é uma solução livre e de código aberto para gravar, converter e transmitir áudio e vídeo.
O ffmpeg é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.
Também vale a pena mencionar que o pacote contém libavcodec, libavutil, libavformat, libavfilter, libavdevice, libswscale e libswresample que podem ser usados por aplicativos. Assim como ffmpeg, ffserver, ffplay e ffprobe, que pode ser usado por usuários finais para transcodificação, streaming e reprodução.
FFmpeg suporta desde os formatos antigos mais obscuros, até os mais atuais. Em suma, ele é uma solução multiplataforma e completa para gravar, converter e transmitir áudio e vídeo.
A versão 4.4 principal do FFmpeg foi lançada há quase um mês com decodificador PGX, suporte para codificação AV1 SVT-AV1, decodificador AV1 com aceleração de hardware usada apenas, decodificador AV1 VAAPI e tantos outros novos recursos.
E, agora, o FFmpeg 4.4 Rao pode ser instalado em todas as versões atuais do Ubuntu facilmente por meio de um PPA do Ubuntu, graças a Rob Savory, um Ubuntu PPA está disponível e contém os pacotes para todas as versões atuais do Ubuntu.
Contudo, atualizar o FFmpeg não é recomendado para iniciantes, a menos que você saiba o que vai fazer. Isso pode causar problemas de dependência para alguns aplicativos multimídia que dependem da versão especificada de uma biblioteca de mídia.
Como instalar o FFMPEG 4.4 via PPA no Ubuntu 20.04, 18.04 e 21.04
Para instalar o FFMPEG 4.4 via PPA no Ubuntu 20.04, 18.04 e 21.04, e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial. Digite a senha do usuário (sem feedback de asterisco) quando for solicitado e pressione Enter para continuar;
sudo add-apt-repository ppa:savoury1/ffmpeg4
Passo 3. (opcional) Para versões mais recentes de dependências de gráficos e multimídia, você também pode adicionar os seguintes PPAs executando os comandos um por um:
sudo add-apt-repository ppa:savoury1/graphics
sudo add-apt-repository ppa:savoury1/multimedia
Passo 4. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 5. Finalmente instale/atualize o FFmpeg. Como é uma biblioteca de mídia amplamente usada, ela já está instalada em seu sistema. Portanto, você pode executar o comando para atualizá-lo no terminal;
sudo apt full-upgrade
Passo 6. Caso ainda não esteja instalada, use este comando;
sudo apt-get install ffmpeg
NOTA: o uso do Software Updater não é recomendado neste caso. Ele pode reter o FFmpeg, já que bibliotecas antigas podem ser necessárias para alguns aplicativos, Pitivi no caso.
Depois de instalado, execute o comando para verificar a versão do software:
ffmpeg -version
Desinstalando/h3>
Você pode limpar o Ubuntu PPA, que também fará o downgrade das bibliotecas FFmpeg para a versão padrão do Ubuntu. Além disso, limpar o FFmpeg PPA também pode remover alguns aplicativos por razões desconhecidas :(.
Portanto, para desinstalar o FFMPEG 4.4 via PPA no Ubuntu 20.04, 18.04 e 21.04 e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Em primeiro lugar, instale a ferramenta ppa-purge via comando:
sudo apt install ppa-purge
Passo 3. Desinstale o FFMPEG, usando os comandos abaixo;
sudo ppa-purge ppa:savoury1/graphics
sudo ppa-purge ppa:savoury1/multimedia
sudo ppa-purge ppa:savoury1/ffmpeg4