Se você é um web designer ou designer gráfico (e linuxista), conheça e veja como instalar o editor de gráficos vetoriais Akira no Linux.
Akira é um software adequado para web designers e designers gráficos, já que web design é, sem dúvida, um ramo exclusivo do design gráfico que implementa muitos aspectos, como wireframing, prototipagem, criação de ícones e muito mais.
O programa é escrito na linguagem Vala usando a biblioteca GTK e é distribuído sob a licença GPLv3. As compilações são preparadas na forma de pacotes para o Elementary OS e nos formatos universal snap e flatpak.
Quando um web designer está procurando produtos Adobe, o Photoshop é típico para manipulação e edição de imagens, enquanto o Illustrator é ótimo para coisas como wireframes que podem ser executados como SVG.
Com isso, Akira é excelente para qualquer designer que usa Linux como seu sistema operacional principal, mas não pode acessar um pacote de software como o Adobe.
Por outro lado, o objetivo final do projeto é criar uma ferramenta profissional para designers de interface, algo semelhante ao Sketch, Figma ou Adobe XD, mas com foco no uso do Linux como plataforma principal.
Ao contrário do Glade e do Qt Creator, esse novo editor não foi projetado para gerar interfaces de trabalho ou código usando kits de ferramentas específicos, mas se destina a resolver tarefas mais gerais, como a criação de designs de interface, visualizações e gráficos vetoriais.
Akira não se sobrepõe ao Inkscape, já que o Inkscape se concentra principalmente no design de impressão, não no desenvolvimento de interface, e também difere em sua abordagem para organizar o fluxo de trabalho.
A partir dos recursos de Akira, nota-se que cada forma é renderizada como um contorno separado com dois níveis de edição: o primeiro nível (edição da forma) é ativado durante a seleção e fornece ferramentas para transformações típicas, como rotação, redimensionamento, etc.
O segundo nível (editar um caminho) permite mover, adicionar e remover nós do caminho da forma usando curvas de Bézier, bem como fechar ou quebrar caminhos.
Akira usa seu próprio formato “.akira” para salvar arquivos, que é um arquivo zip com arquivos SVG e um repositório git local com alterações. A exportação de imagens para SVG, JPG, PNG e PDF é suportada.
A interface dele foi projetada de acordo com as diretrizes preparadas pelo projeto de sistema operacional Elementary OS e se concentra em alto desempenho, intuição e aparência moderna.
Como instalar o editor de gráficos vetoriais Akira no Linux
Akira ainda está em estágio de desenvolvimento e as compilações atuais oferecidas podem conter bugs.
Mas para aqueles que estão interessados em conhecer o projeto, experimentá-lo ou mesmo se puderem apoiá-lo, eles podem baixar e instalar o Akira usando um dos métodos que compartilhamos abaixo.
Em geral, para qualquer distribuição que se baseie nas duas últimas versões LTS do Ubuntu, eles já devem ter o suporte do Snap e com isso poderão instalar o Akira.
Para aqueles que são usuários do Elementary OS, eles podem baixar e instalar o aplicativo diretamente do AppCenter.
Por fim, para instalar o editor de gráficos vetoriais Akira no Linux, use um dos procedimentos abaixo.
Como instalar o editor de gráficos vetoriais Akira no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia
Para instalar o editor de gráficos vetoriais Akira no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux
Depois, você pode instalar o editor de gráficos vetoriais Akira no Linux via Snap, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:
sudo snap install akira --edge
Passo 3. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:
sudo snap refresh akira
Passo 4. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;
sudo snap remove akira
Como instalar o editor de gráficos vetoriais Akira no Linux via Flatpak
Para instalar o editor de gráficos vetoriais Akira no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
Depois, você pode instalar o editor de gráficos vetoriais Akira no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use os comandos abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;
flatpak remote-add flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo
flatpak install akira
Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:
flatpak --user update akira
Passo 4. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:
flatpak --user uninstall akira
Ou
flatpak uninstall akira
Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite akira
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.