Se você quer criar ou modificar códigos de programação, conheça e veja como instalar o editor de código CudaText no Ubuntu, Debian e derivados.
Para quem não está familiarizado com este editor de código, você deve saber que ele oferece suporte a extensões Python e tem vários recursos emprestados do Sublime Text, além de alguns recursos do ambiente de desenvolvimento integrado implementados como plug-ins.
Além disso tudo, mais de 200 lexers sintáticos foram preparados para programadores.
Finalmente, para aqueles que estão interessados em poder instalar este editor de código em seu sistema, eles podem fazer isso de duas maneiras diferentes.
Mas a mais simples é simplesmente baixar o pacote deb do aplicativo e instalá-lo com seu gerenciador de pacotes favorito ou a partir do terminal, o que será mostrado no procedimento abaixo.
Como instalar o editor de código CudaText no Linux Ubuntu, Debian e derivados
Quem quiser instalar o editor de código CudaText no Linux Ubuntu, Debian e outros sistemas que suportam arquivos .deb, deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:
uname -m
Passo 3. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome cudatext.deb:
wget https://www.fosshub.com/CudaText.html?dwl=cudatext_1.142.0.0-1_gtk2_amd64.deb -O cudatext.deb
Passo 4. Agora instale o programa com os comandos abaixo:
sudo dpkg -i cudatext.deb
sudo apt-get install -f
Passo 5. Se preferir, use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt install ./cudatext.deb
Passo 6. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:
sudo apt-get remove cudatext*
Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite cudatext
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.