Se você quer criptografar arquivos da nuvem sem muita complicação, veja nesse tutorial instalar o Cryptomator no Linux via Flatpak.
Cryptomator fornece criptografia transparente do lado do cliente para sua nuvem. Proteja seus documentos contra acesso não autorizado.
O Cryptomator criptografa o conteúdo e os nomes dos arquivos usando AES. Sua senha está protegida contra tentativas de força bruta usando scrypt.
As estruturas de diretório ficam ofuscadas. A única coisa que não pode ser criptografada sem interromper sua sincronização na nuvem é a data de modificação de seus arquivos.
Cryptomator é um software livre e de código aberto licenciado sob a GPLv3. Isso permite que qualquer pessoa verifique nosso código.
É impossível introduzir backdoors para terceiros. Também não podemos esconder vulnerabilidades. E o melhor é: Não há necessidade de confiar em nós, pois você pode nos controlar!
Bloqueios de fornecedores são impossíveis. Mesmo que decidíssemos parar o desenvolvimento: O código fonte já está clonado por centenas de outros desenvolvedores. Como você não precisa de uma conta, você nunca ficará na frente de portas trancadas.
Como instalar o Cryptomator no Linux via Flatpak
Para instalar o Cryptomator no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
Depois, você pode instalar o Cryptomator no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;
flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/org.cryptomator.Cryptomator.flatpakref
Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:
flatpak --user update org.cryptomator.Cryptomator
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run yorg.cryptomator.Cryptomatory
em um terminal.
Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite cryptomator
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Como desinstalar
Depois, se for necessário, para desinstalar o Cryptomator no Linux via Flatpak, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:
flatpak --user uninstall org.cryptomator.Cryptomator
Ou
flatpak uninstall org.cryptomator.Cryptomator
Veja também
Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o Cryptomator no Linux via appimage