Se você não consegue viver sem esse famoso cliente SSH do Windows, veja como instalar o cliente SSH PuTTy no Ubuntu e derivados.
PuTTY é o cliente SSH obrigatório no Microsoft Windows. Ele é um software de emulação de terminal grátis e de código livre.
Desenvolvido originalmente por Simon Tatham para a plataforma Windows, o PuTTY é um software de código aberto disponível com código-fonte e desenvolvido e suportado por um grupo de voluntários.
O Putty suporta SSH, destinado a suportar o acesso remoto a servidores via shell seguro e a construção de “túneis” cifrados entre servidores. Ele também suporta conexão direta, telnet, rlogin e por porta serial.
Mas você sabia que também é possível instalar este programa no Linux? Neste tutorial, você verá como colocar o cliente PuTTY SSH no buntu e sistemas derivados.
Como instalar o cliente SSH PuTTy no Ubuntu e derivados
Para instalar o cliente SSH PuTTy no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;
sudo add-apt-repository universe
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt install putty
Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite putty
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Para desinstalar o cliente SSH PuTTy, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;
sudo apt remove putty --auto-remove