Se você quer lidar com a moeda digital Monero no sistema do pinguim, conheça e veja como instalar o cliente Monero GUI no Linux via Flatpak.
Monero é uma moeda digital privada, segura, não rastreável e descentralizada. Você é seu banco, controla seus fundos e ninguém pode rastrear suas transferências a menos que você permita.
Privacidade: Monero usa um sistema criptograficamente sólido para permitir que você envie e receba fundos sem que suas transações sejam facilmente reveladas no blockchain (o livro-razão de transações que todos possuem). Isso garante que suas compras, recibos e todas as transferências permaneçam absolutamente privadas por padrão.
Segurança: Usando o poder de uma rede de consenso ponto a ponto distribuída, todas as transações na rede são criptograficamente protegidas. Carteiras individuais têm uma semente mnemônica de 25 palavras que é exibida apenas uma vez e pode ser escrita para fazer backup da carteira. Os arquivos da carteira são criptografados com uma frase secreta para garantir que sejam inúteis se roubados.
Sem rastreabilidade: aproveitando as assinaturas de anel, uma propriedade especial de um certo tipo de criptografia, Monero é capaz de garantir que as transações não sejam apenas rastreáveis, mas tenham uma medida opcional de ambigüidade que garante que as transações não possam ser facilmente vinculadas a um indivíduo usuário ou computador.
Como instalar o cliente Monero GUI no Linux via Flatpak
Para instalar o cliente Monero GUI no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
Depois, você pode instalar o cliente Monero GUI no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;
flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/org.getmonero.Monero.flatpakref
Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:
flatpak --user update org.getmonero.Monero
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run org.getmonero.Monero
em um terminal.
Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite monero
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Como desinstalar
Depois, se for necessário, para desinstalar o cliente Monero GUI no Linux via Flatpak, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:
flatpak --user uninstall org.getmonero.Monero
Ou
flatpak uninstall org.getmonero.Monero