Se você usa o serviço MEGAsync e quer utilizar ele no sistema do pinguim, veja nesse tutorial como instalar o cliente MEGAsync para Linux
- Como instalar o cliente Google drive ODrive no Linux via Flatpak
- Use vários serviços de armazenamento na nuvem com RcloneBrowser
- Como criar um pendrive de instalação do Ubuntu
Para quem não conhece, MEGA é um serviço de armazenamento em nuvem e hospedagem de arquivos, originalmente fundado por Kim Dotcom (que também estava por trás do antigo Megaupload). O serviço oferece 50 GB de armazenamento gratuito (Sujeito à participação em um programa de conquistas), juntamente com vários planos pagos.
Ao contrário do Google Drive, MEGA não só oferece um generoso espaço de 50 GB de armazenamento gratuito, como também um cliente de desktop nativo para Linux.
O cliente MEGAsync para Linux foi escrito em Qt e está disponível para o Ubuntu, Debian, o Fedora e openSUSE e sistemas derivados. Ele é constituído por um appindicator e uma extensão para Nautilus, que é opcional.
O cliente MEGAsync para Linux vem com a maioria dos recursos disponíveis para outras ferramentas semelhantes (como o Dropbox): o ícone de bandeja exibe o status de sincronização (e se você usar a extensão Nautilus, os arquivos têm emblemas que mostram o seu estado de sincronização), suporta sincronização seletiva, você pode usar proxies, você pode copiar um link público para um arquivo através do menu de contexto do Nautilus e assim por diante.
Há também alguns recursos extras: você pode enviar um link para o MEGA diretamente a partir da bandeja/app appindicator e importação links para sua conta do MEGA:
Entretanto, existem duas características muito importantes que não são suportadas pelo MEGA/MEGAsync: ele não faz controle de conflitos de arquivo e controle de versão do arquivo, no entanto, você pode acessar arquivos sobrescritos/alterados na pasta SyncDebris (na Lixeira ou Rubbish Bin).
Instalando o cliente MEGAsync para Linux nas principais distribuições Linux
Para instalar o cliente MEGAsync para Linux nas principais distribuições Linux, faça o seguinte:
Passo 1. Acesse esse link com seu navegador;
Passo 2. Clique no campo “Selecione a sua distribuição Linux”, para escolher a distribuição que você está usando. Depois de escolher, clique na arquitetura correspondente ao seu sistema (32 ou 64 bits) e em seguida, no botão “Download”. Se quiser baixar também a extensão para Nautilus, clique no link dela, que fica logo acima do primeiro campo e só é ativado, depois que o usuário escolhe as opções;
Passo 4. Após o download, basta abrir os arquivos com o gerenciador de pacotes do seu sistema e instalar através dele, fornecendo a senha de administrador.
Para usuários do Ubuntu e sistemas derivados que preferem fazer isso via terminal, basta seguir o procedimento abaixo.
Instalando o cliente MEGAsync para Linux no Ubuntu e derivados
Se você já instalou a extensão MEGA nos navegadores Chrome/Firefox, desative-a antes de tentar acessar os links de download do MEGAsync para Linux, ou então você não será capaz de acessar eles.
Depois disso, para instalar o cliente MEGAsync para Linux no Ubuntu 12.04/12.10/13.10/14.04/14.10/16.04,16.10,17.04 e 17.10 ou superior e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:
uname -m
Passo 3. Se seu sistema é um Ubuntu de 32 bits, use os comandos abaixo para baixar os pacotes:
wget https://mega.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_$(lsb_release -rs)/i386/megasync-xUbuntu_$(lsb_release -rs)_i386.deb -O megasync.deb
wget https://mega.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_$(lsb_release -rs)/i386/nautilus-megasync-xUbuntu_$(lsb_release -rs)_i386.deb -O nautilus-megasync.deb
Passo 4. Se seu sistema é um Ubuntu de 64 bits, use os comandos abaixo para baixar os pacotes:
wget https://mega.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_$(lsb_release -rs)/amd64/megasync-xUbuntu_$(lsb_release -rs)_amd64.deb -O megasync.deb
wget https://mega.nz/linux/MEGAsync/xUbuntu_$(lsb_release -rs)/amd64/nautilus-megasync-xUbuntu_$(lsb_release -rs)_amd64.deb -O nautilus-megasync.deb
Passo 5. Independente da versão ou arquitetura do seu sistema, instale o programa com os comandos:
sudo dpkg -i megasync.deb
sudo dpkg -i nautilus-megasync.deb
Passo 6. Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:
sudo apt-get install -f
Vale observar que, pelo menos no Ubuntu, depois de instalar o MEGAsync, o repositório MEGA é adicionado automaticamente (por isso você deve receber atualizações automáticas do MEGAsync).
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite megasync
em um terminal, seguido da tecla TAB.
O que está sendo falado no blog
- Lembretes: Instale Reminder Indicator no Ubuntu e derivados
- MEGAsync para Linux: Veja como instalar o cliente
- XPS 13 9370, o laptop mais barato da Dell para usar com o Ubuntu
- Popular Biblioteca JavaScript foi Infectada Por Código Malicioso
- Opera 57 lançado com recomendação de notícias mais inteligente
- KDE Plasma 5.14.4 lançado com 45 alterações e mais
- Kernel 4.18 atingiu o fim da vida! É hora de atualizar para o kernel 4.19
- Como remover a Sessão Convidado da tela de login do LightDM