Se você está procurando uma alternativa para o aplicativo cliente do Dropbox, conheça e veja como instalar o cliente Dropbox Maestral no Linux.
O aplicativo oficial do Dropbox não agrada a todos. Muitos acham que é muito inchado, oferecendo funcionalidade desnecessária ou limitações em um pacote que só parece aumentar de tamanho.
Maestral é um cliente Dropbox de código aberto leve para Linux e macOS escrito em Python. Seu objetivo principal é fornecer um cliente para plataformas e sistemas de arquivos que não são mais suportados diretamente pelo Dropbox.
O Maestral fornece ferramentas de linha de comando poderosas, suporta padrões gitignore para excluir arquivos locais da sincronização e permite sincronizar várias contas do Dropbox.
Ele usa a API pública do Dropbox que, ao contrário do cliente oficial, não suporta a transferência apenas das partes de um arquivo que são modificadas (“diff binário”).
No entanto, isso evitará o upload ou download de um arquivo se ele já existir com o mesmo conteúdo localmente ou na nuvem.
Atualmente, o Maestral não oferece suporte ao Dropbox Paper, ao gerenciamento de equipes do Dropbox e ao gerenciamento de configurações de pastas compartilhadas. Se precisar de alguma dessas funcionalidades, você pode usar o site do Dropbox ou o cliente oficial.
Se você insiste em privacidade, Maestral tem boas notícias para você. Ele não coleta dados do usuário, anônimos ou não. Ele se comunica apenas com os servidores do Dropbox e a política de privacidade do Dropbox, é claro, se aplica.
Características Maestrais
Maestral vem com todos os recursos mais usados e úteis que você também pode encontrar no cliente oficial do Dropbox.
- Pode ser executado em modos GUI ou linha de comando.
- Pausar/retomar a sincronização.
- Sincronização seletiva.
- Suporta a sincronização de várias contas do Dropbox, executando várias instâncias em paralelo.
- Escolha o local da sua pasta do Dropbox.
- Notificações do sistema sobre alterações de arquivo.
- Mostra o espaço usado/total do Dropbox.
- Integração do chaveiro.
- Não conta para o limite de três dispositivos para contas básicas do Dropbox.
Como instalar o cliente Dropbox Maestral no Linux
O pacote de aplicativos Maestral é fornecido atualmente apenas para macOS.
No Linux, as instruções do Maestral recomendam instalar o aplicativo do PyPI usando pip. Você deve ter o Python 3.6 ou superior instalado em seu sistema. Se não tiver, use um dos tutoriais abaixo para instalar.
Como instalar o Python 3.9 no Linux compilando o código fonte
Como instalar a linguagem Python no Linux via AppImage
Como instalar a última versão do Python no Ubuntu, Mint e derivados
Então, para instalar o cliente Dropbox Maestral no Linux, abra um terminal e execute o seguinte comando
sudo python3 -m pip install --upgrade maestral[gui]
Como a GUI é um aplicativo da bandeja do sistema/barra de menus, ela requer um ambiente de área de trabalho com uma bandeja do sistema.
A primeira vez que você executar o Maestral, seja com uma GUI ou a partir da linha de comando, ele o guiará pelo processo de vinculação de sua conta do Dropbox.
Linha de Comando Maestral
A interface da linha de comandos do Maestral fornece acesso a um grande número de recursos, incluindo alguns que não estão disponíveis na GUI.
Autostart on Login
A sincronização de arquivos deve acontecer em segundo plano e deve exigir o mínimo de interação do usuário possível. Portanto, a GUI e o daemon fornecem opções para iniciar no login.
O painel de configurações fornece uma caixa de seleção para iniciar a GUI no login. A CLI inclui um comando equivalente que criará a entrada apropriada do systemd (Linux) ou launchd (macOS) para iniciar o Maestral daemon com a configuração selecionada no login.
maestral autostart --yes
Verifique o status do mestre
Mostra o status do daemon.
maestral status
Iniciar e parar o Sync Daemon
Inicie o daemon de sincronização.
maestral start
Pare o daemon de sincronização.
maestral stop
Pausar e retomar o Sync Daemon
Pause a sincronização.
maestral pause
Retome a sincronização.
maestral resume
Maestral Log
Obtenha o nível de registro atual.
maestral log level
Para definir o nível de registro, você pode escolher uma das quatro opções disponíveis: DEBUG, INFO, WARNING e ERROR. As alterações entrarão em vigor imediatamente.
maestral log level DEBUG
Imprima logs para o console.
maestral log show
Limpe os arquivos de log.
maestral log clear
Por fim, consulte a documentação oficial para uma lista completa dos comandos disponíveis. Você pode encontrar mais informações sobre o cliente Maestral Dropbox no site do projeto.