Se você quer acessar e gerecia servidores remotamente via Cockpit, conheça e veja como instalar o cliente Cockpit no Linux via Flatpak.
Cockpit é um gerenciador remoto fácil de usar, leve e simples, mas poderoso para servidores Linux, é uma interface de usuário de administração de servidor interativa que oferece uma sessão Linux live por meio de um navegador da web.
O Cockpit torna o Linux detectável, permitindo que os administradores de sistema realizem tarefas de maneira fácil e confiável, como iniciar contêineres, gerenciar armazenamento, configurações de rede, inspeções de registro e várias outras.
E o Cockpit Client é um cliente que fornece uma interface gráfica para seus servidores, contêineres e máquinas virtuais, e permite que você conecte-se via ssh a servidores com Cockpit.
As conexões são feitas por SSH, usando a configuração SSH do usuário local (incluindo aliases, hosts conhecidos, arquivos de chave, tokens de hardware, etc).
O servidor precisa apenas ter a ponte do cockpit instalada. O servidor da Web do Cockpit não precisa ser habilitado e nenhuma porta extra precisa ser aberta.
Como instalar o cliente Cockpit no Linux via Flatpak
Para instalar o cliente Cockpit no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
Depois, você pode instalar o cliente Cockpit no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;
flatpak install --user https://flathub.org/repo/appstream/org.cockpit_project.CockpitClient.flatpakref
Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:
flatpak --user update org.cockpit_project.CockpitClient
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run org.cockpit_project.CockpitClient
em um terminal.
Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite cockpit
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Como desinstalar
Depois, se for necessário, para desinstalar o cliente Cockpit no Linux via Flatpak, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:
flatpak --user uninstall org.cockpit_project.CockpitClient
Ou
flatpak uninstall org.cockpit_project.CockpitClient