Categorias
Linux Open Source Software livre Ubuntu

Como instalar o Cherokee Web Server no Ubuntu

Se você usa o Ubuntu com Unity e sente falta de um menu de aplicativos, aprenda a instalar o Classic Menu Indicator no Ubuntu 13.04, 12.10 ou 12.04 e resolva seu problema.

classic2

Apesar do Dash encontrar aplicativos rapidamente, nem todo mundo se acostuma com ele. Pensando nessas pessoas, será mostrado no passo a passo abaixo, como adicionar um menu de aplicativos estilo GNOME no Ubuntu 13.04, 12.10 ou 12.04.

Cherokee é um de alta performance. É muito rápido, flexível e fácil de configurar. Por isso, se você quiser experimentar essa opção, veja aqui com instalar Web Server no Ubuntu 13.04.

Top-Web-Server


Ele oferece suporte para as seguintes tecnologias:, FastCGI, SCGI, PHP, CGI, SSI, TLS e conexões SSL criptografadas, Virtual hosts, autenticação, codificação on the fly, balanceamento de carga (Load Balancing), arquivos de log compatíveis com Apache, balanceador de Base de dados (Data Base Balancer), proxy HTTP reverso, e muito mais.

Instalando o Cherokee Web Server no Ubuntu 13.04

Para instalar  o Cherokee Web Server no Ubuntu 13.04, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);

Passo 2. Adicione o repositório do aplicativo com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:cherokee-webserver/ppa

Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora o programa com o comando:

sudo apt-get install cherokee cherokee-admin -y

Passo 5. Para iniciar o Cherokee, execute o seguinte comando no terminal:

sudo cherokee-admin

Passo 6. Em um navegador, digite o endereço http://127.0.0.1:9090 para acessar a interface web do Cherokee.

Instalando o Cherokee Web Server em outras distribuições

Quem estiver usando outra distribuição, pode dar uma olhada no site do desenvolvedor do aplicativo acessando esse link. Lá tem as instruções, e se for o caso, o pacote para instalar ele em outras distribuições Linux. Apesar de estar em inglês, as instruções são bem simples.


Compartilhe

Gostou da dica? Aproveite e conte sua experiência nos comentários e se quiser saber informações assine nosso feed, ele está na barra lateral direita do site. Com o feed você receberá as novidades sempre que forem publicadas. Assine e também compartilhe nossas postagens clicando nos botões do Google+, Twitter e Facebook.


Quer mais informações e dicas? Conheça também essas séries:

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile