Se você precisa da versão mais recente do MariaDB no CentOS, veja como instalar o banco de dados MariaDB no CentOS e derivados.
CentOS é talvez a distribuição Linux mais estável que existe. Isso ocorre porque os pacotes que fazem parte dos repositórios oficiais são congelados e testados muitas vezes por muitas pessoas.
No entanto, isso traz uma consequência: não poderemos ter as versões mais recentes dos programas. Um exemplo disso é o MariaDB, que é um programa vital para muitas pessoas.
MariaDB é um conhecido sistema de gerenciamento de relacionamento de banco de dados que é um fork do MySQL. Isso se deve à compra do Sun Mycrosystem pela Oracle. Ele é perfeitamente compatível com MySQL e está disponível na maioria das distribuições Linux.
No CentOS 8, a versão do MariaDB que está disponível nos repositórios oficiais é a 10.3, mas recentemente saiu o lançamento da versão 10.5 com alguns novos recursos interessantes.
Portanto, se você deseja aproveitar as vantagens de ter uma versão recente deste gerenciador de banco de dados, veja a seguir, como instalar o MariaDB 10.5 no CentOS 8.
Como instalar o banco de dados MariaDB no CentOS
Para instalar o banco de dados MariaDB no CentOS e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Acesse seu servidor ou inicie uma sessão de terminal. Neste post, trabalhei como usuário root. Além disso, você pode usar o sudo se seu usuário tiver permissão para fazer isso;
Passo 2. Em seguida, atualize o sistema;
dnf update
Passo 3. Depois, certifique-se de ter instalado o editor de texto nano;
dnf install nano
Passo 4. Então, temos que criar uma nova entrada de repositório na configuração DNF que é /etc/yum.repos.d/. Então, crie um arquivo chamado mariadb.repo;
nano /etc/yum.repos.d/mariadb.repo
Passo 5. E adicione as seguintes informações nesse arquivo;
[mariadb]
name = MariaDB
baseurl = http://yum.mariadb.org/10.5/centos8-amd64
module_hotfixes=1
gpgkey=https://yum.mariadb.org/RPM-GPG-KEY-MariaDB
gpgcheck=1
Passo 6. Em seguida, salve as alterações e feche o editor;
Passo 7. Agora instale o MariaDB;
dnf install mariadb-server
Passo 8. Durante a instalação, você terá que aceitar a chave GPG do repositório e a instalação continuará;
Passo 9. Depois de instalar, você tem que iniciar o serviço MariaDB:;
systemctl start mariadb
Passo 10. E prossiga para a configuração com o script mysql_secure_installation;
mysql_secure_installation
Passo 11. Após a conclusão da instalação, verifique a versão instalada;
mysql --version
Pronto! Agora, você já pode aproveitar o banco de dados MariaDB no CentOS com todos os benefícios que a versão mais rente pode entregar.