Se você quer acessar a rede Matrix com um app do projeto KDE, conheça e veja como instalar cliente de Matrix NeoChat no Linux via Flatpak.
Recentemente, foi anunciado o lançamento da primeira grande versão do Neochat 1.0, um programa de mensagens desenvolvido pela comunidade KDE que se destaca por suportar o protocolo Matrix (é uma rede aberta para comunicação segura e descentralizada) e é um fork do espectral.
NeoChat é reescrito usando a estrutura Kirigami para criar uma interface e uma biblioteca libQuotient para suportar o protocolo Matrix.
O código é escrito em C++ e QML e é distribuído sob a licença GPLv3, além de possuir suporte multiplataforma, ou seja, tanto para Linux, Windows e Android.
Esta é uma iniciativa muito alinhada com os objetivos do KDE de criar um sistema operacional aberto para todos.
É por causa da necessidade de um cliente Matrix que se integre ao Plasma e assim nasceu o NeoChat… Gostaríamos de enviar um grande obrigado a estes dois projetos e seus colaboradores. Sem eles, o NeoChat não teria sido possível.
O NeoChat usa a estrutura Kirigami e QML para fornecer uma interface de usuário elegante e convergente.
No estágio atual de desenvolvimento, o programa suporta operações básicas de mensagens, como envio de mensagens e arquivos, bate-papos privados, exibição de notificações, conexão com salas, autopreenchimento de nomes de usuário, inserção de Emoji, envio e processamento de convites.
A interface se adapta automaticamente ao tamanho da tela e pode ser usada em Plasma Mobile ou dispositivos móveis baseados em Android.
Por exemplo, ao exibir salas em telas grandes, uma barra lateral com todas as informações sobre a sala é exibida automaticamente, que se torna um bloco pop-up em telas pequenas.
Oportunidades são fornecidas para criar novas salas de chat, onde você pode excluir usuários, definir banimentos, fazer upload de avatares e editar metadados.
Inclui um editor de imagens integrado que permite cortar e girar as fotos antes de enviá-las. O editor é baseado na biblioteca KQuickImageEditor desenvolvida pelos desenvolvedores do NeoChat.
O programa é usado por padrão na edição para smartphone da PinePhone com KDE Plasma Mobile. É possível se conectar a qualquer servidor que suporte o protocolo Matrix.
Das funções ainda não implementadas, destaca-se o suporte para encriptação, videochamadas e edição de mensagens enviadas.
Também há planos para melhorar a integração com vários aplicativos KDE: está planejado o uso da estrutura Purpose para compartilhar conteúdo com outros aplicativos e a biblioteca Sonnet para verificação ortográfica.
Como instalar o cliente de Matrix NeoChat no Linux
Para instalar o cliente de Matrix NeoChat no Linux via Flatpak você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a Flatpak no Linux
Depois, você pode instalar o cliente de Matrix NeoChat no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use os comandos abaixo para instalar o programa via Flatpak. Tenha paciência, pois muitas vezes pode demorar vários minutos para que o Flatpak faça o download de tudo o que precisa;
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
flatpak remote-add --if-not-exists kdeapps --from https://distribute.kde.org/kdeapps.flatpakrepo
flatpak install kdeapps org.kde.neochat
Passo 3. Para atualizar o programa, quando uma nova versão estiver disponível, execute o comando:
flatpak --user update org.kde.neochat
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite flatpak run org.kde.neochat
em um terminal.
Você também pode tentar iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite neochat
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Como desinstalar
Para desinstalar o cliente de Matrix NeoChat no Linux via Flatpak, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando o seguinte comando no terminal:
flatpak --user uninstall org.kde.neochat
Ou
flatpak uninstall org.kde.neochat