Como instalar as versões de testes do GNOME no Arch Linux

Se você usa o Arch e fica se coçando pra testar o GNOME mais recente, veja como instalar as versões de testes do GNOME no Arch Linux.

Toda vez que uma nova versão alfa de uma versão principal do GNOME aparece, as pessoas se perguntam como instalá-la em várias distribuições Linux.

Infelizmente, se não houver pacotes criados para uma distro específica, é muito difícil compilar todo o ambiente de desktop a partir dos fontes e leva muito tempo.

Felizmente, o desenvolvedor de código aberto Fabian Bornschein ainda mantém um repositório com os últimos pacotes alfa/beta do GNOME para usuários do Arch Linux que desejam ajudar nos testes.

Como instalar as versões de testes do GNOME no Arch Linux

Como instalar as versões de testes do GNOME no Arch Linux
Como instalar as versões de testes do GNOME no Arch Linux

Este é um tutorial para aqueles que desejam instalar as versões de desenvolvimento alfa ou beta do próximo lançamento principal do ambiente de área de trabalho GNOME no Arch Linux apenas para fins de teste.

Antes de prosseguir com a instalação, devo avisar que você NÃO deve instalar esses pacotes sobre uma instalação existente e estável do GNOME. Se você quiser testar as versões alfa/beta do GNOME, você deve instalar um novo sistema Arch Linux em uma partição separada ou em uma máquina virtual!

Por favor, siga as instruções fornecidas por Fabian Bornschein em seu repositório com muito cuidado.

Se você ainda deseja prosseguir com a instalação sobre a instalação existente, primeiro desabilite todos os repositórios Arch Linux de terceiros que você possa ter instalado, incluindo os repositórios oficiais de “teste” do Arch Linux e remova ou faça o downgrade de todos os pacotes que foram instalados a partir desses repositórios.

Para instalar os pacotes alfa ou beta do GNOME mais recentes, primeiro você precisará adicionar o chaveiro porque os pacotes são assinados. Copie/cole as seguintes linhas de código em um emulador de terminal.
sudo pacman-key --keyserver hkps://keys.openpgp.org --recv-keys 6E58E886A8E07538A2485FAED6A4F386B4881229
sudo pacman-key --lsign-key 6E58E886A8E07538A2485FAED6A4F386B4881229

Então você precisa instalar a lista de mirrors de pacotes usando o comando abaixo.
sudo pacman -U https://br-mirror.amanoteam.com/fcgu/fcgu-mirrorlist-4-2-any.pkg.tar.zst

Depois que o pacote mirror-list estiver instalado, você precisa editar o arquivo /etc/pacman.conf com nano ou vim e adicionar o repositório de Fabian Bornschein listado abaixo acima do repositório [core] do Arch Linux.
[fcgu]
Include = /etc/pacman.d/fcgu-mirrorlist

É isso! Tudo o que você precisa fazer agora é atualizar seu sistema Arch Linux executando o comando sudo pacman -Syu. Os últimos pacotes alfa/beta do GNOME serão selecionados e instalados automaticamente do repositório de Fabian Bornschein.

Não se esqueça de reiniciar o sistema assim que todos os pacotes forem instalados. Além disso, certifique-se de atualizar regularmente sua instalação para receber as versões de pacote mais recentes, pois elas trazem mais correções.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.