Como instalar a última versão do Clang no Ubuntu e derivados

Se você usa o sistema da Canonical e quer a versão mais recente do Clang, veja como instalar a última versão do Clang no Ubuntu e derivados.

O Clang é um front-end de um compilador para as linguagens C, C++, Objective-C e Objective-C++ que utiliza o LLVM como back-end desde a versão 2.6 do LLVM. Tem como objetivo oferecer um substituto open source ao GCC, o conjunto de compiladores da GNU.

Como instalar a última versão do Clang no Ubuntu e derivados
Como instalar a última versão do Clang no Ubuntu e derivados

O Ubuntu inclui várias versões do Clang em seus repositórios de sistema. Porém, raramente esse repositório traz as versões mais recentes em repositórios estáveis do Ubuntu.

Você pode instalar facilmente o Clang 10, 11, 12, 13, 14 e 15 executando o comando sudo apt install clang-xx (substitua xx pelo número da versão principal) no terminal.

Infelizmente, isso não instala as últimas versões do Clang. Dito isso, este tutorial simples mostra como instalar o compilador Clang mais recente no Ubuntu 20.04 ou superior, e seus derivados.

Como instalar a última versão do Clang no Ubuntu e derivados

O repositório oficial do Clang, até agora, suporta Ubuntu 18.04, Ubuntu 20.04, Ubuntu 22.04, Ubuntu 23.04 e Ubuntu 23.10. Mas existe um script para tornar a adição de repositório e a instalação do Clang tão fácil quanto alguns comandos do Linux.

Assim, para instalar a última versão do Clang no Ubuntu e derivados:

Passo 1. Primeiro, pressione Ctrl+Alt+T no teclado para abrir o terminal.

Passo 2. Quando o terminal abrir, execute o comando para baixar o script de instalação oficial. Você também pode usar o script no Debian estável, embora possa ser necessário instalar o wget primeiro:
wget https://apt.llvm.org/llvm.sh

Passo 3. Após baixar o script, adicione permissão executável executando o comando:
chmod u+x llvm.sh

Passo 4. O script automatiza o processo de adição do repositório oficial do apt, atualização do cache do pacote e instalação de uma versão específica do Clang em seu sistema. Tudo isso pode ser feito executando um único comando. Por exemplo, instale o Clang-17 usando o comando abaixo (Substitua 17 por 16 para instalar o Clang-16, ou mesmo 18 se já estiver lançado quando você ver este tutorial):
sudo./llvm.sh 17

Durante o processo, será solicitado que você pressione Enter para confirmar a adição do repositório apt. Então, você pode apenas esperar até que o processo seja concluído.

Se tudo foi feito com sucesso, basta executar clang-xx --version e/ou locate clang-xx para verificar.

Como desinstalar

Para remover o repositório adicionado pelo script, basta abrir o terminal (Ctrl+Alt+T) e executar o comando para remover o arquivo fonte correspondente:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/archive_uri-http_apt_llvm_org_*.list

E remova o arquivo-chave do repositório por meio do comando:
sudo rm /etc/apt/trusted.gpg.d/apt.llvm.org.asc

Ou inicie “Software e atualizações” e remova a linha de origem e a chave das guias “Outro software” e “Autenticação”.

Para remover pacotes Clang (substitua 17 de acordo), basta executar o comando:
sudo apt remove --autoremove clang-17 lldb-17 lld-17 clangd-17

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.