Se você quer usar uma plataforma para a criação de linguagem, design e implementação, conheça e veja como instalar a linguagem de programação Racket no Linux.
Racket é uma linguagem de programação de propósito geral e multi-paradigma, baseada em Lisp, é de código aberto, multiplataforma, e roda em Linux, Mac OS e Windows.
A linguagem Racket é especificamente baseado no Scheme, uma linguagem da família Lisp, que faz do Racket um dialeto do Scheme. Ela também é conhecida como linguagem de programação para criar novas linguagens de programação.
Racket fornece um IDE gráfico chamado DrRacket para o desenvolvimento de programas usando as linguagens de programação do Racket.
E neste tutorial, veremos como instalar a linguagem de programação Racket no Linux.
Como instalar a linguagem de programação Racket no Linux
Para instalar a linguagem de programação Racket no Linux, use um dos procedimentos abaixo.
Como instalar a linguagem de programação Racket no Linux usando um instalador
Para instalar a linguagem de programação Racket no Linux ao menos nas principais distribuições), faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Em seguida, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome racket.sh;
wget https://download.racket-lang.org/installers/8.2/racket-8.2-x86_64-linux-cs.sh -O racket.sh
Passo 3. Vá para o local em que você baixou o script do instalador e torne-o executável. No caso deste tutorial, o script do instalador é salvo no diretório atual. Para tornar o script do instalador do Racket executável, basta executar:
chmod +x racket.sh
Passo 4. Por fim, execute o instalador do Racket, como mostrado abaixo.
sudo ./racket.sh
Passo 5. Você será solicitado a responder algumas perguntas. Por favor, leia-os atentamente e responda em conformidade. A primeira pergunta é – Você quer uma distribuição no estilo Unix? Você pode escolher SIM ou NÃO. Se você digitar YES, todos os arquivos entrarão em diretórios diferentes, de acordo com as convenções do Unix. Se você escolher NÃO, todos os arquivos serão mantidos em um único diretório, o que é muito fácil de apagar ou mover no futuro. O valor padrão é não. Eu recomendo que você escolha NÃO também. Eu vou com o valor padrão, ou seja, não.
Passo 6. A segunda pergunta é – Onde você deseja instalar o Racket? Você terá cinco opções, conforme listado abaixo. Tudo que você precisa fazer é digitar o número e pressionar ENTER para continuar. Geralmente é bom instalar todo o sistema para permitir que todos os usuários executem o programa Racket. Eu vou com a opção padrão, ou seja, /usr/racket.
- /usr/racket – Este é o local padrão. Instalação em todo o sistema. Isso é bom se você deseja permitir que todos os usuários do sistema usem o Racket.
- /usr/local/racket – O mesmo que acima (instalação em todo o sistema).
- ~/racket (/home/user/racket) – instalação por usuário. Se você não for um administrador, poderá escolher esta opção para instalar o Racket no próprio diretório $HOME.
- ./racket (aqui no próprio diretório atual).
- Qualquer local personalizado de sua escolha.
Passo 7. A terceira e última opção é – Onde você deseja colocar os links do sistema, como racket, drracket, raco etc. Escolha um diretório comum (geralmente seu $PATH, por exemplo /usr/local/), para não precisa digitar o caminho completo do executável.
Como instalar a linguagem de programação Racket no Linux Ubuntu e seus derivados
Para instalar a linguagem de programação Racket e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;
sudo add-apt-repository ppa:plt/racket
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install racket
Verificar instalação da Racket
Se você instalou o Racket usando PPA, digite o seguinte comando para entrar no console do Racket:
racket
Se você usou o script do instalador do Racket e alterou o local de instalação diferente, digite qualquer um dos seguintes comandos, dependendo de onde o instalou, respondendo às 2ª e 3ª perguntas durante o processo de instalação.
/usr/racket/bin/racket
ou
/usr/local/racket/bin/racket
Ou
~/racket/bin/racket
Para ler a documentação do Racket, digite help no console do Racket e pressione ENTER. Isso abrirá a página de documentação do Racket no seu navegador da web padrão.
Para sair do console, pressione Ctrl + D.
Se você não gosta da linha de comando ou é iniciante, use o IDE gráfico do DrRacket.
Inicie o DrRacket no Menu ou Dash. Você também pode iniciar o DrRacket no Terminal usando o comando:
drracket
A interface padrão do DrRacket será semelhante a de um editor de textos. Digite seu programa na interface DrRacket e pressione o botão “Executar” no canto superior direito.
Aqui está um programa simples para exibir o texto fornecido:
#lang racket
(displayln "Olá Mundo!")