Para poder acessar servidores remotos com segurança, veja como habilitar o serviço SSH no Ubuntu 22.04 LTS, e seus derivados.
SSH, ou Secure Shell, é um protocolo de rede criptográfico para operação de serviços de rede de forma segura sobre uma rede insegura. O principal exemplo de aplicação conhecido desse recurso é para login remoto de usuários a sistemas de computadores.
Dito isso, este tutorial simples mostrará como habilitar o Secure Shell (SSH) no Ubuntu 22.04, para que você possa fazer login remotamente e transferir dados com segurança por meio do protocolo de rede criptográfica.
Como habilitar o serviço SSH no Ubuntu 22.04 LTS
Ubuntu usa OpenSSH para fornecer serviços Secure Shell. O cliente é pré-instalado com suporte pronto para uso para conexão para remover o servidor SSH. O pacote do servidor está disponível no repositório do sistema, mas não é instalado por padrão.
Em primeiro lugar, Instale o servidor SSH. Para isso, conecte-se ao seu servidor Ubuntu ou pressione Ctrl+Alt+T no teclado para abrir o terminal na área de trabalho do Ubuntu.
Ao abrir, execute o comando abaixo para instalar o pacote do servidor. Após digitar o comando e telar enter, dgite a senha do usuário para autenticação sudo, embora não haja feedback de asterisco:
sudo apt install ssh
Uma vez instalado, o serviço deve ser executado automaticamente. Caso contrário, use os comandos abaixo para habilitá-lo e iniciá-lo:
sudo systemctl enable sshd && sudo systemctl start sshd
Em seguida, verifique o status do serviço usando o comando:
systemctl status sshd.service
Após a instalação, é hora de configurar o servidor SSH. Para isso, você poderá se conectar a este servidor ou desktop Ubuntu remotamente por meio dos comandos ssh e/ou scp.
No entanto, você pode configurá-lo para escutar em uma porta diferente, especificar quais usuários têm permissão para fazer login, alterar os métodos de autenticação etc.
Para isso, edite o “/etc/ssh/sshd_config
” através do comando abaixo:
sudo nano /etc/ssh/sshd_config
Para o Ubuntu Desktop, substitua nano
por gedit
para editar o arquivo de configuração com uma interface gráfica.
Quando o arquivo abrir, remova o ‘#’ no início e altere o número após ‘Port’, e isso mudará a porta de escuta; Habilite “PermitRootLogin proibir senha” (remover o # no início irá habilitá-lo) permitirá o login root via chave de autenticação. Para permitir o login com senha, altere o valor para ‘yes’ e você precisa habilitar “PasswordAuthentication yes”.
Para mais configurações, veja este documento. E, se você quiser configurar uma chave de autenticação para fazer login sem senha, experimente este tutorial.
Após salvar o arquivo, lembre-se de reiniciar o serviço SSH para aplicar as alterações:
sudo systemctl restart sshd
Após configurar o servidor SSH remoto, faça login ou transfira dados via SSH. Para isso, você pode executar o comando abaixo para efetuar login remotamente (altere o número da porta 22890 para o seu ou ignore o sinalizador -p se a porta padrão estiver em uso):
ssh usuario_do_servidor@ip_do_servidor -p 22890
E copie os dados do local para o servidor via comando scp:
scp -P 22890 /CAMINHO/PARA/ARQUIVO usuario_do_servidor@ip_do_servidor:/CAMINHO/PARA/DESTINO
Ou pegue dados do servidor para o diretório atual da máquina local por meio do comando:
scp -P 22890 usuario_do_servidor@ip_do_servidor:/PATH/TO/FILE ./