Conheça algumas boas opções para gravar áudio no Ubuntu

Se você quer gravar algo no seu PC mas ainda não sabe por onde começar, conheça algumas boas opções para gravar áudio no Ubuntu.

Gravar áudio pode parecer complicado, mas não é tanto assim. Basta ter um microfone interno ou conectado no PC e escolher um bom programa de gravação.

Conheça quatro opções para gravar áudio no Ubuntu

Para ajudá-lo, a seguir mostrarei algumas boas opções para usar nessa tarefa.

Mas antes de fazer qualquer coisa, verifique se o microfone está ligado ao computador e bem configurado. Além disso, certifique-se de que o microfone não está mudo, executando este comando em um terminal:

alsamixer

Agora, verifique o nível de seu microfone, e se estiver silenciado, utilize o teclado para cima tecla de seta para ativá-lo:

Como gravar áudio a partir do microfone no Ubuntu

Conheça algumas boas opções para gravar áudio no Ubuntu

Com tudo pronto, é hora de conhecer algumas boas opções de programas para gravar áudio no Ubuntu.

VLC

VLC

VLC media player é um reprodutor multimídia, framework, streamer e encoder. Ele pode reproduzir arquivos, streams de rede, DVDs, CDs de áudio, Blu-Rays, dispositivos de captura, e telas.

Na verdade, ele pode reproduzir a maioria dos codecs e formatos de áudio e vídeo (MPEG 1/2/4, h364, VC-1, DivX, WMV, Vorbis, AC3, AAC, MKV, etc.) e também pode ser usado para converter formatos diferentes, enviar stream através da rede e gravar áudio.

Para instalar o VLC, acesse o seguinte tutorial:
Como instalar a última versão do VLC no Ubuntu

Para fazer uma gravação de voz usando o VLC é super simples, basta abrir um arquivo de áudio e clicar no botão de gravação do programa (se a opção de gravação não estiver visível, clique no menu “Exibir” e depois na opção “Controles Avançados”.

Sox

Sox

SoX é um utilitário de linha de comando multiplataforma (Windows, Linux, MacOS X e etc.) que pode converter vários formatos de arquivos de áudio no computador para outros formatos.

Ele também pode aplicar vários efeitos a esses arquivos de som, e, como um bônus adicional, o SoX pode reproduzir e gravar arquivos de áudio na maioria das plataformas.

Você pode usar Sox para gravar a sua voz, ele pode ser instalado a partir do terminal com o seguinte comando:

sudo apt-get install sox

Para iniciar a gravação de voz, digite o seguinte comando em um terminal:

sox -t alsa default output.wav

Lembrando que “output.wav” é o nome do arquivo de áudio que será gerado, você pode renomeá-lo para o nome que quiser.

arecord

arecord

arecord é um gravador de arquivo de som de linha de comando e player que faz parte do projeto ALSA (Advanced Linux Sound Architecture), que produz o pacote alsa-utils.

Ele suporta vários formatos de arquivo e várias placas de som, com vários dispositivos.

Como ele é um gravador, você também pode usar o arecord para gravar áudio do microfone. Se ainda não tiver o programa no seu sistema, instale-o usando a Central de programas ou a partir do terminal usando este comando:

sudo apt-get install alsa-utils

Para iniciar a gravação de voz usando o arecord, execute o seguinte comando:

arecord output.wav

Para interromper a gravação, pressione CTRL + C.

Audio Recorder

Audio Recorder

Audio Recorder é um aplicativo gravador de áudio para o GNOME 3 e Unity. Ele permite que você grave o áudio de qualquer parte de seu PC para um arquivo.

Ele pode gravar áudio da placa de som do seu sistema, microfones, dos navegadores, webcams e muito mais. Simplificando, se o áudio sair dos alto-falantes do seu PC, você pode gravá-lo.

Como saída, ele tem suporte para os formatos mais populares de áudio, como: OGG, FLAC, MP3 ou WAV.

Para instalar o Audio Recorder, acesse o seguinte tutorial:
Instale Audio Recorder: um gravador de áudio para Linux

Para fazer uma gravação de voz usando o Audio Recorder, siga os passos desse tutorial:
Como gravar chamadas do Skype, músicas e voz no Ubuntu via Audio Recorder

Audacity

Audacity

Audacity é um gravador de som e editor de áudio multi-track de código aberto. Fácil de usar e multi-plataforma, ele tem versões para Linux, Windows e OS X.

Com ele é possível fazer gravações de áudio ao vivo através do microfone ou mixer, converter fitas e discos em gravações digitais ou CDs, suporte à edição de som (WAV, AIFF, FLAC, MP2, MP3 ou Ogg Vorbis), alterar a velocidade ou o timbre de uma gravação, cortar, copiar, colar ou misturar sons.

Para instalar o Audacity, acesse o seguinte tutorial:
Gravação e edição de áudio – Instale Audacity no Ubuntu e derivados

Para fazer uma gravação de voz usando o Audacity, basta clicar no botão de gravação do programa.

Conheça algumas boas opções para gravar áudio no Ubuntu – Concluindo

Apesar deste texto ser voltado para o Ubuntu, todos estes programas podem ser instalados na sua distribuição favorita, para isso, basta usar o gerenciador de pacotes dela.

Além disso, os programas citados acima não são aos únicos, mas talvez sejam as opções mais simples.

E claro, quando se trata de Linux, opções é o que não faltam. Por isso, fique de olho que essa lista pode crescer e reaparecer aqui no blog.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.