Veja como fazer para agendar um desligamento no Linux

Se você precisa programar seu PC ou servidor para desligar (ou reiniciar), veja como fazer para agendar um desligamento no Linux usando o comando shutdown.

Desligar e reiniciar um computador é uma tarefa muito comum. Também é bastante simples graças às inúmeras opções nas interfaces gráficas. Mas também é possível programar o desligamento no Linux usando a linha de comando.

Veja como fazer para agendar um desligamento no Linux
Veja como fazer para agendar um desligamento no Linux

Isso é especialmente útil se gerenciamos servidores ou computadores remotos ou simplesmente deixamos uma tarefa em nosso computador e temos que sair.

Como você bem sabe, desligar um computador corretamente ajuda o hardware a não sofrer. Dessa forma, você protegerá o disco rígido, a fonte de alimentação e outras coisas.

Por outro lado, algumas atualizações de segurança exigem pelo menos uma reinicialização para aplicar as alterações. Claro, isso em termos de servidores, evoluiu exponencialmente.

Então, neste tutorial, mostrarei como programar o desligamento (e reinicialização) no Linux. Você pode aplicar isso a qualquer distribuição do Linux.

Como instalar o programa no Ubuntu e seus derivados

O comando que permite desligar um sistema Linux é o shutdown. O seu funcionamento é bastante simples. No entanto, para executá-lo, em alguns casos, você precisa ter privilégios de root.

Antes de usá-lo, primeiramente, abra um terminal.

Se você quiser desligar o computador imediatamente, você pode usar este comando:

sudo shutdown now

Se você quiser programar o desligamento no Linux usando este mesmo comando. O truque é especificar diretamente o tempo que queremos que seja feito, como mostra o comando abaixo:

sudo shutdown 13:30

O comando anterior traz uma consequência de que o sistema será desligado às 13:30 mais perto da hora local.

Outra maneira de desligar o programa no Linux é dizer ao comando um tempo definido. Por exemplo, queremos que o sistema seja desligado dentro de 40 minutos. Para fazer isso, seguimos este comando:

sudo shutdown +40

Agora vamos ver como reinicializar o sistema. Para fazer isso, basta adicionar o argumento -r ao comando shutdown.

Se você deseja agendar uma reinicialização em um determinado momento, execute o seguinte comando:

sudo shutdown -r 12:30

Por outro lado, se você quiser fazer isso em uma certa quantidade de minutos, use o seguinte comando:

sudo shutdown -r +20

Finalmente, se você tiver programado o desligamento no Linux e quiser cancelá-lo. Use o seguinte comando:

sudo shutdown -c

A programação no Linux é um desses truques bastante úteis para o uso do sistema. Assim, podemos agendar tarefas e, em seguida, desligar o computador.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.