Como executar um AppImage no Ubuntu quando ele não abre

Se você está tendo dificuldade com aplicativos universais, veja como executar um AppImage no Ubuntu quando ele não abre.

Se você perguntar ao ChatGPT sobre o Ubuntu, ele dirá que é um dos melhores sistemas operacionais baseados em Linux, em parte porque o GNOME foi desenvolvido para ser fácil de usar e acessível a todos os tipos de usuários.

Mas há coisas que são consideradas normais em outras distribuições e nem sempre funcionam “fora da caixa”. Por exemplo, há momentos em que o AppImages não abre no Ubuntu, mesmo depois de conceder permissões de execução.

Como executar um AppImage no Ubuntu quando ele não abre

Como executar um AppImage no Ubuntu quando ele não abre
Como executar um AppImage no Ubuntu quando ele não abre

AppImages são pacotes que, como flatpaks e snaps, incluem tudo o que é necessário (software principal e dependências) para o programa rodar, podendo ser executados em todas as distribuições Linux desde que sua arquitetura seja compatível.

Como arquivos executáveis ​​que são, depois de baixá-los em nosso computador, eles cairão sem permissões de gravação; portanto, a primeira coisa que precisamos fazer é clicar com o botão direito do mouse em propriedades e dar permissão para executar como um programa ou abrir um terminal e digitar chmod + x nome-do-appimage.

Se você estiver no Ubuntu e um AppImege não abrir, provavelmente é porque está faltando alguma dependência. Por algum tempo, eles podem não abrir por padrão, mas eles abrem se você abrir um terminal primeiro e digitar:
sudo apt install libfuse2

Depois que o libfuse2 estiver instalado, abrir o AppImage será tão fácil quanto clicar duas vezes nele. Embora existam diferenças claras, o AppImage funciona como alguns aplicativos .exe ou portáteis do Windows.

Softwares como Krita ou Upscayl estão disponíveis neste formato, em parte porque podem ser carregados diretamente em seu site e podemos baixá-lo de lá. A outra coisa que eles podem carregar no mesmo dia de um lançamento é o tarball, mas não é tão fácil de usar.

Claro, você também pode instalar softwares como o AppImageLauncher, mas se tudo o que você quer é abrir o AppImage no Ubuntu, é só o que está explicado aqui: instale o libfuse2 e deixe-o rodar como um programa.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.