Para saber como está o Linux no SoC M1 da Apple no final do ano de 2021, confira a atualização de status de outubro e novembro do projeto Asahi Linux.
O projeto Asahi Linux tem trabalhado muito para trazer o suporte ao Apple M1 no Linux.
O Asahi Linux está planeja portar o Linux para uma série de dispositivos de computação Apple Silicon Macs do 2020 M1 Mac Mini, MacBook Air e MacBook Pro da Apple.
Marcan, que representa o projeo, disse que o objetivo do projeto não é apenas fazer o Linux rodar nesses computadores Apple, mas melhorá-lo a ponto de os usuários poderem usá-lo como sistema operacional diário.
Agora, o projeto Asahi Linux publicou sua atualização de status de outubro e novembro para fornecer uma visão geral de onde o suporte de código aberto ao Apple Silicon/Apple M1 está agora, conforme nos aproximamos do final de 2021.
Como está o Linux no SoC M1 da Apple no final do ano de 2021?
O Linux 5.17 traz mais drivers Apple M1, mas o estado das coisas ainda não está pronto para os usuários finais.
Muito foi realizado nos últimos meses, mas entre os trabalhos que ainda precisam ser resolvidos estão o escalonamento da frequência da CPU, sistema de suspensão e suporte ao sono profundo da CPU, limpeza de seus patches de armazenamento NVMe em andamento, reescrevendo seus primeiros patches de driver WiFi e fazendo com que a aceleração da GPU funcione.
Também houve várias lutas de firmware para contornar o problema.
Recentemente, eles fizeram o touchpad e o teclado funcionarem nos MacBooks com M1, bem como a reprodução de áudio. O conector de fone de ouvido também possui patches para obter suporte no M1 enquanto a configuração do M1 Pro/Max ainda está em andamento.
Mas, em qualquer caso, eles têm feito um bom progresso não apenas para o M1 original, mas também para os recentes M1 Pro e M1 Max SoCs.
Com o Linux 5.16 e 5.17, muito foi atualizado, enquanto 2022 parece promissor para obter mais dos grandes itens concluídos para tornar o sistema Linux utilizável no dia-a-dia no hardware Apple M1.
Veja o relatório de progresso para o estado atual do Asahi Linux para suporte Apple M1 no Linux.