Está desconfiado que seu notebook está sendo usado para vigiá-lo remotamente? Não se preocupe, veja nesse tutorial como desativar a webcam e o microfone no Linux.
Em tempos de invasão de privacidade, webcam e microfone são recursos que podem ser usados contra o usuário.
Embora seja um pouco difícil para alguém instalar um aplicativo de vigilância qualquer ou algum tipo de spyware no Linux sem permissões especiais (como se faz em outros sistemas operacionais), isso não é impossível.
Na verdade, isso pode acontecer principalmente se você instalar algo de uma fonte não confiável ou se der acesso físico ao seu sistema para alguém.
Se isso acontecer, haverá uma grande possibilidade de que você possa ser vítima de vigilância e esse cenário poderia ser um pesadelo para você.
Felizmente, existe algo que você pode fazer para evitar isso: desativar a webcam e o microfone, ao menos enquanto for necessário.
Como desativar a webcam e o microfone no Linux
Para fazer isso, é preciso adicionar o módulo da webcam e o microfone em uma lista negra do sistema, em um arquivo chamado blacklist.conf, que normalment fica na pasta /etc/modprobe.d/.
Como desativar a webcam no Linux
Para ativar ou desativar a webcam no Linux, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Para desativar a webcam do seu notebook, use o comando abaixo;
sudo sh -c "echo 'blacklist uvcvideo' >> /etc/modprobe.d/blacklist.conf"
Passo 3. Quando precisar reativar a webcam do seu notebook, use o comando abaixo;
sudo sed -i '/blacklist uvcvideo/d' /etc/modprobe.d/blacklist.conf
Como desativar o microfone no Linux
Para ativar ou desativar a microfone no Linux, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Para saber quais drivers a sua placa de som está usando, execute o seguinte comando;
cat /proc/asound/modules
Passo 3. Como o nome do driver em mãos, use o comando abaixo para desativar o microfone (substitua “PLACA-DE-AUDIO” pelo nome encontrado no passo 3);
sudo sh -c "echo 'blacklist PLACA_AUDIO' >> /etc/modprobe.d/blacklist.conf"
Passo 4. Quando quiser reativar o microfone, use o comando abaixo para desativar o microfone (substitua “PLACA-DE-AUDIO” pelo nome encontrado no passo 3).
sudo sed -i '/blacklist PLACA_AUDIO/d' /etc/modprobe.d/blacklist.conf
Pronto! Com esse pequeno ajuste a webcam e o microfone não poderão ser acessados por nenhum tipo de software e a sua privacidade estará resguardada.
Se preferir, você também pode colocar uma fita sobre webcam e o microfone. Mas nesse caso, pode ser que alguma coisa ainda possa ser gravada…
… todo cuidado é pouco quando se trata de segurança.