Se você não gostou da última novidade das buscas do Google, veja como desativar o recurso Visões Gerais de IA do Google.
As visões gerais de IA (AI Overviews), também conhecidas como “Experiência generativa de pesquisa”, são o novo recurso de pesquisa do Google que resume o conteúdo da web usando seu LLM (modelos de linguagem grande) interno.
O Google diz que as visões gerais da IA aparecem apenas quando o mecanismo de busca acredita que pode fornecer mais valor do que os tradicionais links azuis.
Desde que o Google ativou seu recurso de pesquisa baseado em IA, muitas pessoas tentaram e não conseguiram desativar o recurso de visão geral de IA, muitas vezes incorreto, nos resultados de pesquisa regulares.
Infelizmente, você não pode fazer isso. No entanto, existem maneiras de desligá-lo usando um novo modo de pesquisa “Web”, que explicamos a seguir.
A falha crítica do Fluent Bit afeta todos os principais provedores de nuvem
Quando você estiver conectado ao Google e pesquisar tópicos gerais, como instalar uma das atualizações recentes do Windows 11, a IA do Google reescreverá o conteúdo de sites independentes e o resumirá em suas próprias palavras.
Esse recurso pode parecer bom em teoria, mas a integração de IA do Google tem vários problemas de qualidade, incluindo causar um pequeno atraso na geração da resposta e, ainda mais problemático, às vezes exibir informações incorretas.
Por exemplo, o Google AI Overviews recentemente disse aos pesquisadores para beberem dois litros de urina quando perguntaram como eliminar pedras nos rins rapidamente.
Embora inicialmente lançado como um experimento opcional do Search Labs, o Google recentemente começou a lançar visões gerais de IA para todos nos Estados Unidos, quer queiram ou não, com outros países chegando em breve.
O Google diz que as visões gerais da IA fazem com que as pessoas “usem mais a Pesquisa e fiquem mais satisfeitas com seus resultados”, mas esse não parece ser o caso com base nas muitas perguntas do fórum de suporte do Google sobre como desativar o recurso.
“Estou achando os resultados muito repetitivos, muitas vezes errados, e eles não correspondem em nada ao que procuro, mas ocupam muito espaço e atrapalham. Eu só quero que eles desapareçam”, postou um usuário tentando desativar as visões gerais de IA.
“Todos os resultados que recebi das visões gerais da IA estão incorretos. Sou mais do que capaz de interpretar mal artigos da Internet por conta própria e provavelmente posso chegar pelo menos um pouco mais perto de realmente entender do que a IA, porque na verdade tenho habilidades cognitivas processos”, postou outro usuário.
Como sugerem as postagens nos fóruns do Google, os primeiros comentários sobre as visões gerais de IA do Google foram negativos, com as pessoas achando o recurso desnecessário e muitas vezes enganoso.
Infelizmente, não há como desativá-lo agora que ele saiu do Search Labs, e o Google bloqueou rapidamente os tópicos de suporte para muitas pessoas perguntando como fazer isso.
Como a pesquisa do Google pela qual todos nos apaixonamos há 26 anos não existe mais, agora repleta de recursos infinitos, resultados patrocinados e resultados de compras, a empresa introduziu recentemente uma nova opção de pesquisa “Web” para retornar a antiga sensação de pesquisa.
Ao usar a nova pesquisa na Web do Google, os resultados da pesquisa não serão mais confusos com a abundância de recursos que normalmente vemos, incluindo “Notícias principais”, “Visões gerais de IA” e listas de compras.
Para aqueles que não desejam ver as visões gerais da IA, podemos usar esse novo recurso de pesquisa na Web para nos livrar do recurso de IA do Google.
Como desativar o recurso Visões Gerais de IA do Google
Se você não gosta das visões gerais de IA do Google, pode forçar o Google a sempre mostrar resultados de pesquisa na Web sem resumos de IA, vídeos, imagens e outros recursos de pesquisa.
Para fazer isso, altere o mecanismo de pesquisa em seu navegador para um ponto de entrada específico do Google que acione o filtro “Web” seguindo estas etapas:
- Abra o Google Chrome, clique no menu de três pontos no canto superior direito e selecione Configurações .
- Role para baixo até a seção “Mecanismo de pesquisa” e clique em Gerenciar mecanismos de pesquisa e pesquisa de sites.
- Clique em Adicionar ao lado de Pesquisa de site.
- Na caixa de diálogo Adicionar mecanismo de pesquisa, insira um nome para seu mecanismo de pesquisa (por exemplo, “Google Web”). Para um atalho, insira uma palavra-chave para usar rapidamente este mecanismo de pesquisa na barra de endereço (por exemplo, “Web”).
- Alterar URL para
{google:baseURL}/search?udm=14&q=%s
. - Clique em Adicionar .
- Clique no menu de três pontos ao lado do novo mecanismo de pesquisa que você criou e selecione Tornar padrão .
- O novo mecanismo de pesquisa agora aparecerá como padrão em Mecanismos de pesquisa.
- Feche a página Configurações.
Agora, quando você pesquisa na barra de endereço do Google Chrome, ele realizará a pesquisa usando o novo recurso de pesquisa na Web do Google.
Para voltar à pesquisa anterior do Google, basta voltar às configurações de pesquisa e definir o Google como mecanismo de pesquisa padrão.
O processo geral permanece o mesmo, quer você esteja usando o Chrome ou o Edge, mas a localização nas configurações do navegador pode ser diferente.
Se não quiser alterar as configurações de pesquisa manualmente, você também pode instalar uma extensão do Google Chrome chamada “Ocultar visões gerais de IA” na Chrome Web Store.
Esta extensão permite ocultar as visões gerais de pesquisa generativa do Google.com sem alterar as configurações manualmente.
Em dispositivos móveis, você precisará instalar o Firefox e alterar as configurações do mecanismo de pesquisa para forçar o ponto de entrada acima.