Se você não quer usar o navegador que veio na sua distribuição e quer usar outro como o padrão do sistema, veja como fazer para definir o navegador padrão no Debian, Ubuntu e derivados.
A maioria das distribuições Linux são liberadas com o Mozilla Firefox ou com o Google Chrome, os navegadores de código aberto mais utilizados no mundo.
Mas nos repositórios oficiais também existem outros navegadores com características muito diferentes uns dos outros, como o Chromium (versão open source do Google Chrome), Midori, Gnome Web (também chamado Epiphany), Rekonq ou Konqueror e etc, além dos proprietários Maxthon, Opera e vários outros.
A boa noticia é que se você não gosta de ter o Firefox definido como navegador padrão do sistema, basta instalar outro navegador em sua distribuição. Depois disso, você pode defini-lo como browser padrão na opção correspondente, que normalmente, o próprio navegador oferece.
Infelizmente, essa operação nem sempre funciona corretamente.
Por exemplo, se o Google Chrome ou o navegador Chromium estiverem instalados, você irá notar que cada vez que o navegador é iniciado, ele exibe uma mensagem questionando se o usuário quer defini-lo como navegador padrão, mesmo quando ele já é.
Para resolver o problema, basta seguir os passos desse pequeno tutorial abaixo. A vantagem dessa abordagem é que você não depende de um navegador especifico, e sempre que você quiser mudar o navegador padrão, basta executá-la novamente.
Mas atenção! O método abaixo não é a única forma de definir o navegador padrão do sistema. Ele se destaca por ser o único que está embutido no gerenciamento de pacotes das distribuições baseadas em Debian e por não necessitar de uma interface gráfica. Ele também não impede que seja exibida uma mensagem pedindo para se tornar o navegador padrão, toda vez que você abrir um outro navegador.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como definir o navegador padrão no Debian, Ubuntu e derivados
Para definir o navegador padrão no Debian, Ubuntu e derivados, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Defina o navegador padrão, digitando o comando a seguir e teclando “enter”:
sudo update-alternatives --config x-www-browser
Passo 3. Digite o número do navegador e confirme.
No caso do Ubuntu, para definir o navegador padrão, você pode usar esse tutorial:
Como alterar os aplicativos padrão do Ubuntu
Pronto! Agora sua distribuição irá usar como padrão o navegador que você escolheu, e sempre que precisar, você pode refazer a mudança.
O que está sendo falado no blog
- Como instalar o Player Quod Libet no Linux via Flatpak
- Como consertar o erro “Failed To Start Session” no Login no Ubuntu
- Como tirar um screenshot da tela de login no Linux (LightDM)
- Instale e experimente PhotoQt: Um visualizador de imagens estilo Lightbox
- Como ocultar a barra de título do Firefox 60 ou superior