Se você ainda fica perdido na hora de criar um apontamento para uma pasta do seu PC, veja como criar um link simbólico para um diretório no Linux.
Symlink, também conhecido como link simbólico no Linux, cria um link para um arquivo ou diretório para facilitar o acesso. Em outras palavras, os links simbólicos são links que apontam para outro arquivo ou pasta em seu sistema, bastante semelhantes aos atalhos do Windows.
Os links simbólicos são uma maneira mais fácil de acessar os arquivos do seu sistema de vários locais. Este artigo é um guia completo sobre como criar links simbólicos para um arquivo ou diretório e removê-los. Remova os links simbólicos se o arquivo original não existir mais.
Como criar um link simbólico para um diretório no Linux
Alguns usuários se referem aos links simbólicos como links virtuais. Antes de seguirmos em frente, vamos elaborar links físicos e links físicos.
Links físicos: links físicos são os links que espelham ou copiam o arquivo original. Os links físicos têm os mesmos números de inode.
Soft-links: Soft-links são links simples que apontam para o arquivo original. Você pode acessar o arquivo original por meio de links virtuais. Os links virtuais podem apontar para um arquivo ou pasta em qualquer partição e ter diferentes números de inode.
Aprender sobre a criação de links simbólicos no Linux é uma ótima maneira de melhorar seu controle do terminal Linux. Então, vamos aprender as etapas envolvidas na criação de soft-links no Linux.
Como criar um link simbólico (soft-link) no Linux
Para fazer link simbólico ou soft link, usamos o comando “ln”. A sintaxe a seguir para criar um link simbólico é mencionada abaixo:
ln -s [caminho do arquivo/diretório de destino] [nome simbólico]
No primeiro argumento após a opção “-s”, você fornecerá o caminho do arquivo de uma pasta da qual deseja criar o link simbólico. Enquanto estiver no segundo argumento, passe o nome que deseja dar a esse link simbólico.
Para verificar os links criados, use o seguinte comando:
ls -l
Para verificar os números de inode, use o comando mencionado abaixo:
ls -i
Como criar um link simbólico (soft link) para um arquivo
Criar um link simbólico para um arquivo é simples; use a sintaxe mencionada abaixo:
ln -s [caminho do arquivo de destino] [nome simbólico]
Importante observar que se você não especificar o “[nome simbólico]”, o comando criará um link simbólico com o nome do arquivo original. Vamos entender isso por meio de um exemplo.
Eu criei um diretório “minha_pasta” que contém um arquivo de texto “meu_doc.txt”. Agora, para criar um link simbólico para o arquivo “my_doc.txt”, irei usar:
ln -s minha_pasta/meu_doc.txt meu_documento
Para verificar isso, use:
ls -l
Como pode ser visto na saída acima, “meu_documento” está apontando para o arquivo “minha_pasta/meu_doc.txt”. Tanto o link simbólico quanto o arquivo original teriam números de inode diferentes.
Para verificar os números de inode usados:
ls -i
Os links físicos sempre terão os mesmos números de inode. Para verificar, criei um link físico do arquivo “meu_doc.txt” e denominei-o “meu_documento_2”:
Pode ser visto na saída que o arquivo original e o link físico têm os mesmos números de inode.
Como Criar um Symlink (Soft Link) da Pasta/Diretório
Criar um link simbólico ou link simbólico para um diretório é bastante semelhante a criar um link simbólico para um arquivo. Por exemplo, estou criando o link simbólico do diretório “minha_pasta” usando:
ln -s minha_pasta minha_pasta_doc
O comando acima criará uma pasta com link simbólico no diretório atual. Para verificar isso, use:
ls -l
Agora, verifique os números do inode:
ls -i
Como sobrescrever o Symlink (Soft Link) no Linux
Se você tentar atualizar um link simbólico com o mesmo nome que já existe, receberá um erro:
ln -s minha_pasta_2/meu_documento_2.txt meu_documento
Teremos que usar o sinalizador de força “-f” para sobrescrever o novo caminho para o link simbólico existente.
ln -sf minha_pasta_2/meu_documento_2.txt meu_documento
Como remover Symlink (Soft Link) no Linux
Em muitas situações, você precisa remover os links simbólicos desnecessários de seu sistema. Para excluir o link simbólico, usamos o comando “unlink”, e a sintaxe é fornecida a seguir:
unlink [nome do link simbólico]
Vamos remover os links simbólicos que criamos nos exemplos acima. Para desvincular um link simbólico de um arquivo, use:
unlink meu_documento
E para desvincular o link simbólico de um diretório:
unlink minha_pasta_doc
Também podemos usar o comando “rm” para remover links simbólicos.
rm my_document minha_pasta_doc
A vantagem de “rm” sobre “minha_pasta_doc” é que você pode remover vários links simbólicos com o comando “rm”, o que não é possível com o comando “desvincular”.
Observe que se você usar o comando “unlink” ou “rm”, não use a barra final “/”, mesmo se for um diretório.
Por fim, compreender e dominar o terminal Linux é muito importante para qualquer iniciante. Espero que este post tenha beneficiado você ao aprender um novo utilitário e aprimorar suas habilidades.