Se o gerenciador de pacotes do sistema da Canonical encurralou você, veja como corrigir o problema de pacotes retidos no Ubuntu.
Você já tentou atualizar o Ubuntu a partir do terminal e descobriu que havia software que não pôde ser atualizado? Bem, esse “você não pode” no Linux é relativo, porque você pode fazer quase tudo.
Você não pode da maneira usual ou em um determinado momento, mas os pacotes retidos pelo Ubuntu podem ser instalados. Se vale a pena fazer no momento ou o que isso significa é algo que vamos explicar neste artigo.
Como corrigir o problema de pacotes retidos no Ubuntu
O cenário é este: abrimos um terminal, escrevemos
sudo apt update && sudo apt upgrade
, ele nos diz que existem pacotes para atualizar e alguns que foram retidos.
No mesmo terminal vemos quais pacotes não vão ser instalados, e se não sabemos o que está acontecendo e se é normal, o que vai ser normal é que tenhamos a mosca atrás da orelha.
Por que vemos o aviso de pacotes retidos no Ubuntu
Na verdade, embora possa dar alguma coragem, não é nada de anormal, nem mesmo uma coisa ruim.
O que está acontecendo é que quando você executa o comando “apt upgrade”, o sistema atualiza todos os pacotes para sua versão mais recente, mas nem sempre.
Se as dependências de um pacote foram alteradas de forma a exigir a instalação de novos pacotes, o pacote não será atualizado junto com o sistema e veremos este aviso, que não é um erro verdadeiro.
O aviso nos informa que é provável que um pacote que já tínhamos instalado agora tenha dependências que não temos instaladas. Então o que devemos fazer?
Podemos escolher entre:
- O recomendado, ou pelo menos o que eu recomendaria, seria deixar a mensagem por algum tempo, para que caso haja algum pacote que não seja compatível com a atualização, demos tempo aos desenvolvedores.
- A outra opção é copiar manualmente a lista de pacotes retidos (lembre-se de pressionar a tecla Shift ao lado de Ctrl se quiser usar o atalho de teclado) e instalá-lo com
sudo apt install nome-do-pacote
. Em teoria, isso instalará o pacote e deixaremos de ver o erro, e se o problema foi por causa de novas dependências, ele deve instalá-las.
Depois de fazer a instalação manual, se houver informações que precisamos saber, o APT nos informará no mesmo terminal.
Por exemplo, ao instalar o pacote tzdata, que foi inicialmente retido, o terminal me diz que o fuso horário atual é Europa/Madri, e o que devo fazer se não parecer certo.
Existem mais opções, como usar dist-upgrade, mas elas podem ser muito agressivas e remover pacotes que podemos precisar. Em primeiro lugar, paciência, pois já se sabe que ele teve uma filha a quem chamou de Ciência.
Se o prompt não desaparecer, a instalação manual deve resolver o problema.
Por fim, se nada resolver, dê uma olhada nesses outros tutoriais:
Pacotes quebrados: veja como corrigir isso em sistemas baseados no Debian
Como remover pacotes quebrados com o Synaptic