Categorias
Arch bodhi CentOS Debian Deepin Elementary Fedora Gentoo Kali Kylin LFS Linux Linux Mint Mageia Mandriva Manjaro Open Source openSUSE pclinuxos Pop!_OS Red Hat Sabayon Scientific slackware Software livre Solus SUSE Tecnologia Trisquel Tutorial Ubuntu Zorin

Como converter vídeos WebM para qualquer formato no Linux

Se você quer enviar um arquivo WebM para alguém, antes, veja como converter vídeos WebM para qualquer formato no Linux, e simplifique.

Leia o restante do texto “Como converter vídeos WebM para qualquer formato no Linux”

Se você quer enviar um arquivo WebM para alguém, antes, veja como converter vídeos WebM para qualquer formato no Linux, e simplifique.

WebM é um formato de arquivo de mídia gratuito e de código aberto usado principalmente para fornecer conteúdo de vídeo na Internet.

Ele foi projetado para fornecer vídeo de alta qualidade em um tamanho de arquivo menor em relação a outros formatos como MP4 ou AVI. WebM é baseado nos codecs de vídeo VP8 e VP9 e nos codecs de áudio Opus e Vorbis.

Embora o WebM seja um formato de vídeo leve e eficiente, compatível com a Web, pode ser complicado fazê-lo funcionar em diferentes dispositivos e plataformas.

Uma solução alternativa é converter seus arquivos WebM para outros formatos populares como MP4, AVI ou MKV para garantir compatibilidade com vários reprodutores de mídia e plataformas.

Este artigo mostra como converter vídeos WebM para os formatos desejados no Ubuntu Linux usando a ferramentas como FFmpeg

Observação: embora as instruções aqui sejam focadas no Linux, a ferramenta usada é compatível com várias plataformas, o que significa que funcionarão também no macOS e no Windows.

Como converter vídeos WebM para qualquer formato no Linux

Como converter vídeos WebM para qualquer formato no Linux

FFmpeg é uma estrutura multimídia gratuita, de código aberto e que funciona em várias plataformas como Windows, Linux e macOS. Você pode usar a ferramenta de linha de comando FFmpeg para converter, gravar, transmitir e gerenciar arquivos de vídeo e áudio de vários formatos.

Antes de iniciarmos a conversão, certifique-se de ter o FFmpeg disponível em suas distribuições. Você pode verificar sua versão usando este comando:
ffmpeg -version

Se o FFmpeg estiver presente, você verá as informações da versão. Caso contrário, você pode usar seu gerenciador de pacotes padrão para instalá-lo.

Ainda não tem o ffmpeg instalado? Para instalar a versão mais recente do FFmpeg nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Como instalar o framework multimídia FFmpeg no Linux via Snap
Como instalar a versão mais recente do FFmpeg no Linux Debian, Ubuntu e Fedora
Como codificar vídeo H.265 usando FFmpeg no Linux (4K e 8K)

Com o ffmpeg instalado, navegue até o diretório que contém o vídeo usando o comando cd no terminal.

Depois disso, digite o seguinte comando ffmpeg, substituindo videosaida.mp4 pelo nome do arquivo de saída desejado:
ffmpeg -i entrada.webm saida.mp4

Aqui a flag -i especifica o arquivo de entrada e o resto é bastante simples. Pressione Enter e o FFmpeg começará a converter seu arquivo WebM para MP4.

Você também pode usar o comando ffmpeg anterior para converter WebM para outros formatos, especificando a extensão do formato de saída desejada, como .avi, .mkv.

Se quiser mais controle durante o processo de conversão, você pode especificar parâmetros adicionais. Por exemplo, para codificar um vídeo WebM para MP4 com o codec de vídeo H.264 e o codec de áudio AAC, seu comando ficaria assim:
ffmpeg -i entrada.webm -c:v libx264 -c:a aac saida.mp4

Aqui, -c:v libx264 especifica o codec de vídeo H.264 e -c:a aac seleciona o codec de áudio AAC.

Além disso, você pode controlar a qualidade da saída usando as opções -qscale ou -crf:
ffmpeg -i exemplo.webm -q 0 exemplo2_ffmpeg.mkv

Você também pode ajustar a taxa de bits, o valor CRF e outras opções para otimizar a qualidade de saída e o tamanho do arquivo com base em suas necessidades.

Por fim, se você quiser fazer o caminho inverso, confira esse outro tutorial:
Como converter vídeos para o formato WEBM usando o ffmpeg

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile