Como configurar o Ubuntu para iniciar com o Bluetooth desligado

O Ubuntu quase sempre inicia com o Bluetooth ativo e nem sempre queremos isso. Para contornar isso, veja aqui como configurar o Ubuntu para iniciar com o Bluetooth desligado.

O Bluetooth é um protocolo padrão de comunicação bastante popular e primariamente projetado para baixo consumo de energia com baixo alcance, (podendo, dependendo da potência alcançar 1 metro, 10 metros, 100 metros) baseado em microchips transmissores de baixo custo em cada dispositivo.

Como configurar o Ubuntu para iniciar com o Bluetooth desligado

Apesar disso, ter o Bluetooth sempre ligado não é bom, porque ninguém usa ele o tempo todo, por causa do consumo de energia e até por questões de segurança.

Embora seja possível desligar o Bluetooth com um único clique no Ubuntu, fazer isso a cada sessão é uma tarefa repetitiva e frustrante.

A melhor solução mesmo é desativar o recurso na inicialização do Ubuntu. Por isso, mostrarei a vocês como desativar Bluetooth na inicialização.

Configurando o Ubuntu para iniciar com o Bluetooth desligado

Para configurar o Ubuntu para iniciar com o Bluetooth desligado, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash/Atividades ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Abra o arquivo /etc/rc.local para edição com o comando:

sudo gedit /etc/rc.local

Passo 3. Adicione a linha abaixo antes da linha que contém o texto “exit 0”;

rfkill block bluetooth

Passo 4. Clique no botão “Salvar” e em seguida, feche o editor de texto:
Passo 5. Reinicie o computador e você verá que o sistema iniciou com o Bluetooth desativado.

Quando quiser desfazer o que foi feito acima, basta abrir o arquivo, remover a linha que foi adicionada, salvar o arquivo e depois reiniciar.

Entendendo melhor o que foi feito para configurar o Ubuntu para iniciar com o Bluetooth desligado

O arquivo rc.local é usado para executar vários comandos shell (definidos pelo usuário), durante a inicialização do sistema. Em uma instalação limpa, rc.local não tem comandos para serem executados.

O que fizemos aqui foi simplesmente adicionar o comando “rfkill block bluetooth”, nesse arquivo. rfkill é uma ferramenta para consultar o estado de vários interruptores, botões e interfaces de sub-sistema e com esse comando no arquivo rc.local, estamos basicamente bloqueando o Bluetooth em cada inicialização.

Naturalmente, você poderá ligar o recurso sempre que precisar dele, usando o indicador Bluetooth no painel superior.

Sair da versão mobile