Como colocar a lixeira na área de trabalho no Ubuntu 22.04

Se você não gostou do fato da lixeira estar no Ubuntu Dock, veja como colocar a lixeira na área de trabalho no Ubuntu 22.04.

Depois de pular para o Ubuntu 22.04 do LTS anterior, você pode notar que o ícone da lixeira se move da área de trabalho para o Ubuntu Dock.

Isso é útil e evoca o antigo iniciador do Unity, que tinha um ícone de lixeira (à direita na parte inferior). Mas nem todo mundo quer lá atrás, na tela, o tempo todo.
Como atualizar para o Ubuntu 22.04 LTS via terminal (server e desktop)
Como atualizar para o Ubuntu 22.04 na versão desktop
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 22.04 LTS
O Ubuntu 22.04 oferece um pequeno conjunto de configurações do dock, incluindo uma alternância para remover completamente a lixeira do Ubuntu Dock, mas infelizmente, não há uma opção para mostrar a lixeira na área de trabalho novamente.

Felizmente, este tutorial mostra como fazer essa mudança.

Como colocar a lixeira na área de trabalho no Ubuntu 22.04

Como colocar a lixeira na área de trabalho no Ubuntu 22.04

Para colocar a lixeira de volta na área de trabalho (mesmo que você também a tenha no dock), basta executar o comando:
gsettings set org.gnome.shell.extensions.ding show-trash true

Imediatamente após pressionar enter neste comando, o ícone da lixeira aparecerá na área de trabalho do Ubuntu (no canto inferior direito por padrão).

Ter a lixeira/lixeira na área de trabalho permitirá que você aproveite a nova opção ‘organizar ícones por tipo como Home/Drive/Trash’ do Ubuntu 22.04 no menu do botão direito da área de trabalho (alguns usuários estão ficando confusos com o menu mencionando ‘lixeira’ quando não há lixeira na área de trabalho).

Se você mudar de ideia e quiser remover a lixeira da área de trabalho do Ubuntu 22.04, execute:
gsettings set org.gnome.shell.extensions.ding show-trash false

Devo enfatizar que não é necessário usar a linha de comando para fazer esta tarefa, se você instalar a ferramenta GNOME Extension Prefs, obterá acesso à lista completa de configurações da extensão de desktop DING por meio de uma GUI, no entanto, neste caso, acho que a CLI é a opção mais rápida.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile