Se você precisar dos pacotes de instalação de um programa, mas não quer instalar ele, veja como baixar pacotes deb com dependências localmente no Debian, Ubuntu e derivados.
Neste tutorial, você verá como baixar um pacote .DEB, juntamente com todas as dependências necessárias, sem realmente instalá-lo.
Usando este método, podemos baixar pacotes de um sistema e instalá-los mais tarde no mesmo sistema ou em qualquer outro, que não tenha conexão com a Internet.
Também é possível fazer o download de pacotes para diferentes sistemas de arquitetura. Por exemplo, você pode baixar os pacotes de 32 bits a partir de um sistema de 64 bits e vice-versa.
Para saber mais sobre esse programa, acesse essa página.
Como baixar pacotes deb com dependências localmente no Debian, Ubuntu e derivados
Para baixar localmente pacotes com dependências no Debian, Ubuntu e derivados, você pode um dos métodos abaixo.
Como baixar pacotes com dependências localmente no Debian, Ubuntu e derivados – Método 1
Este é o método mais simples e direto. Execute o comando abaixo para baixar um pacote com todas as dependências sem instalá-las (substitua ‘nomepacote’ pelo nome do pacote):
sudo apt-get install --download-only nomepacote
Todos os arquivos baixados serão salvos na pasta /var/cache/apt/archives. Basta copiar toda a pasta de cache em qualquer pendrive ou transferi-los via rede para qualquer sistema onde você deseja instalar os pacotes.
Para instalar os pacotes baixados, vá para a pasta de cache e instale-os, usando o comando abaixo:
sudo dpkg -i *
Como baixar pacotes com dependências localmente no Debian, Ubuntu e derivados – Método 2
Nesse método, primeiramente você baixa as dependências do programa que precisa. Para exibir a lista de todas as dependências de um pacote, por exemplo, Python, execute:
sudo apt-cache depends python
A saída será mais ou menos assim:
python
PreDepends: python-minimal
Depends: python2.7
Depends: libpython-stdlib
Conflicts:
Breaks: update-manager-core
Suggests: python-doc
Suggests: python-tk
Replaces: python-dev
Agora, você deve fazer o download do pacote python com suas dependências para o disco local. Para fazer isso, primeiro crie uma pasta para salvar os pacotes.
mkdir python
Depois, acesse a pasta criada:
cd python
E então execute o seguinte comando:
for i in $(apt-cache depends python | grep -E 'Depends|Recommends|Suggests' | cut -d ':' -f 2,3 | sed -e s/''/''/); do sudo apt-get download $i 2>>errors.txt; done
O comando acima irá baixar o pacote Python juntamente com todas as dependências necessárias e salvá-los no diretório de trabalho atual. Este comando também salvará quaisquer erros no arquivo errors.txt.
Você pode notar que o comando acima baixou os pacotes de 64 bits. É porque estou baixando-os do sistema Ubuntu de 64 bits. E se você quiser baixar pacotes para sistemas de arco de 32 bits? Também é possível.
Primeiro, habilite a arquitetura que deseja no seu sistema Ubuntu usando o comando:
sudo dpkg --add-architecture i386*
Após habilitar a arquitetura de sua escolha, execute o seguinte comando para baixar pacotes relacionados à arquitetura específica.
for i in $(apt-cache depends python:i386 | grep -E 'Depends|Recommends|Suggests' | cut -d ':' -f 2,3 | sed -e s/''/''/); do sudo apt-get download $i 2>>errors.txt; done
Se quiser listar os arquivos baixados use o comando ‘ls’ e saída será algo assim:
cd pythonerrors.txt
libpython-stdlib_2.7.11-1_amd64.deb
python2.7_2.7.11-7ubuntu1_amd64.deb
python-doc_2.7.11-1_all.deb
python-minimal_2.7.11-1_amd64.deb
python-tk_2.7.11-2_amd64.debcode>
Como é possível ver na saída acima, o pacote python foi baixado, junto com todas as suas dependências.
Agora, basta copiá-los para sua unidade USB e instalar os pacotes python em qualquer sistema off-line.
Ou seja, apenas monte a unidade USB, vá para o local onde você montou a unidade e execute o seguinte comando para instalar o Python.
sudo dpkg -i *
Agora que você já sabe como fazer o download de pacotes com dependências localmente nos sistemas Debian, Ubuntu, Linux Mint e outros derivados, fique a vontade para baixar e instalar onde quiser, e quando quiser. E viva a liberdade!
Veja também
Se você quer fazer o mesmo com pacotes RPM, leia esse outro tutorial:
Como baixar pacotes RPM com dependências localmente