Como atualizar para o Linux Mint 21.1

Agora que o Linux Mint 21.1 está disponível, você já pode experimentá-lo. E se você já usa uma versão anterior, veja como atualizar para o Linux Mint 21.1.

Linux Mint é uma distribuição Linux irlandesa que possui duas versões: uma baseada em Ubuntu e outra versão baseada em Debian. O sistema suporta muitos idiomas, incluindo a língua portuguesa, e utiliza o Cinnamon como seu principal ambiente de desktop.

E, recentemente, foi lançada a versão 21.1, que veio com uma base de pacote Ubuntu 22.04 LTS atualizada e alimentado pela série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo.

O Linux Mint 21.1 Vera apresenta o melhor e mais recente ambiente de desktop Cinnamon 5.6 para sua edição principal, bem como o Xfce 4.16 e MATE 1.26 para as outras duas edições oficiais.

Para mais detalhes sobre esse lançamento, veja o artigo abaixo:
Linux Mint 21.1 Vera já está disponível para download

E, abaixo, veja como atualizar para o Linux Mint 21.1

Como atualizar para o Linux Mint 21.1

Como atualizar para o Linux Mint 21.1
Como atualizar para o Linux Mint 21.1

Para atualizar para o Linux Mint 21.1, primeiramente, crie um instantâneo do sistema. Você pode usar o Timeshift para fazer um instantâneo do sistema antes da atualização. Se algo der errado, você pode facilmente restaurar seu sistema operacional ao seu estado anterior.

Inicie o Timeshift no menu do aplicativo, siga as instruções na tela para configurá-lo e criar um instantâneo do sistema.

Em seguida, prepare-se para a atualização desativando seu protetor de tela. E se você instalou o Cinnamon spices (applets, desklets, extensões, temas), atualize-os nas Configurações do sistema.

Agora, vamos para a atualizção do sistema operacional.

A atualização para o Linux Mint 21.1 é relativamente fácil.

No Gerenciador de atualizações, clique no botão Atualizar para verificar se há alguma nova versão do mintupdate ou mint-upgrade-info. Se houver atualizações para esses pacotes, aplique-as.

Inicie a atualização do sistema clicando em “Editar->Atualizar para Linux Mint 21.1 Vera”.

Como atualizar para o Linux Mint 21.1
Como atualizar para o Linux Mint 21.1

Siga as instruções na tela. O software de atualização é semelhante a uma nova instalação do sistema operacional e não apresenta perdas. Basicamente é aceitar cada passo.

Se durante o processo nos perguntarem se queremos manter ou substituir os arquivos de configuração, devemos optar por substituí-los.

Como atualizar para o Linux Mint 21.1
Como atualizar para o Linux Mint 21.1

Assim que a atualização for concluída, reinicie o computador.

Recomendações e perguntas frequentes

Lefebvre colocou isso como parte do processo, mas nós o transferimos para esta seção porque, como ele mesmo diz, é opcional. O Linux Mint 21.1 introduziu algumas mudanças de design.

A área de trabalho, as cores e o cursor são diferentes. No guia é como a penúltima etapa, e uma reinicialização é recomendada para que todas as alterações sejam aplicadas corretamente.

Prefiro reiniciar, fazer as alterações que me parecerem adequadas e reiniciar novamente. Ok, você pode me chamar de prático.

Para quem prefere a aparência anterior, pode ser alterado nas configurações do tema. A imagem do Linux Mint 20.2 está disponível sob o nome “Mint-Y-Legacy”.

Na seção de perguntas frequentes, Clem explica:

  • Se a atualização não aparecer, verifique se você possui as versões mais recentes de mintupdate (5.9.6 ou superior) e mint-upgrade-info (1.2.0 ou superior) e reinicie o Gerenciador de atualizações iniciando-o novamente no menu Aplicativos .
  • Se as versões mais recentes de mintupdate e mint-upgrade-info ainda não estiverem disponíveis em seus servidores, você deve alternar para os repositórios padrão.
  • Isso raramente acontece, mas se você já ficou preso e não conseguiu fazer login novamente, mude para o console com CTRL+ALT+F1, faça login e digite “killall canela-screensaver” (ou “killall mate-screensaver » em AMIGO). CTRL+ALT+F7 ou CTRL+ALT+F8 é usado para retornar à sessão.
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.