Como atualizar do openSUSE Leap 15.5 para 15.6

Agora que a versão mais recente já foi disponibilizada, descubra como atualizar do openSUSE Leap 15.5 para 15.6.

O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em qualquer lugar, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição completa do Linux.

O projeto openSUSE possui três objetivos principais:

  • Tornar o openSUSE o Linux mais fácil de obter e a distribuição Linux mais amplamente usada;
  • Alavancar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e distribuição Linux mais utilizável do mundo para usuários novos e experientes do Linux;
  • Simplificar drasticamente e abra os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma preferida pelos desenvolvedores e fornecedores de software Linux.

O openSUSE Leap é criado a partir das mesmas fontes e dos mesmos pacotes binários do SUSE Linux Enterprise.

Agora, se você estiver usando o openSUSE Leap 15.5 e considerando atualizar para a versão mais recente e melhor, o Leap 15.6, você está no lugar certo. Com a plataforma robusta do openSUSE, o processo é simples e fácil.

Como atualizar do openSUSE Leap 15.5 para 15.6

Como atualizar do openSUSE Leap 15.5 para 15.6
Como atualizar do openSUSE Leap 15.5 para 15.6

Primeiramente, este artigo foi elaborado para guiá-lo através do processo de atualização contínuo do Leap 15.5 para o Leap 15.6. Orientaremos você em todas as etapas, desde a preparação até a execução, garantindo que você possa fazer a transição de maneira tranquila e confiante.

Dito isso, para atualizar do openSUSE Leap 15.5 para 15.6, siga os passos abaixo.

Etapa 1: faça backup do sistema

Primeiro, vamos garantir que todos os seus dados importantes estejam seguros. Antes de fazer qualquer outra coisa, recomendamos fortemente um backup completo do sistema openSUSE. Assim, se algo der errado, você poderá restaurá-lo com todos os dados vitais ao seu estado anterior.

No entanto, se você não quiser seguir a abordagem acima, você pode usar um comando como o mostrado abaixo, que arquivará todos os diretórios mais críticos e seu conteúdo em um arquivo tar.gz.
sudo tar czf /leap-data.tar.gz \
--exclude=/leap-data.tar.gz \
--exclude=/dev \
--exclude=/mnt \
--exclude=/proc \
--exclude=/sys \
--exclude=/tmp \
--exclude=/media \
--exclude=/lost+found \
/

Sinta-se à vontade para adicionar mais parâmetros “–exclude=” se necessário. Por fim, o comando cria um backup de todos os arquivos do arquivo “leap-data.tar.gz” localizado na partição raiz (/), que você deve idealmente transferir para outro computador ou unidade, por exemplo, usando o comando SCP.

Etapa 2: verificar os repositórios

A próxima etapa é garantir que os três repositórios de atualização a seguir já existam em seu sistema openSUSE Leap 15.4 e estejam habilitados:

  • repo-backports-update
  • repo-sle-update
  • repo-update

Você pode fazer isso executando o seguinte:
zypper repos -u

Se, por algum motivo, a coluna “Ativado” estiver definida como “Não”, execute o comando abaixo, onde “repo-name” é o nome do repositório para habilitá-lo.
sudo zypper modifyrepo --enable repo-name

Etapa 3: atualizar todo o software

Certifique-se de ter um sistema Leap 15.5 totalmente atualizado. No aplicativo de terminal, digite o seguinte comando:
sudo zypper refresh
sudo zypper update

Se houver alguma atualização disponível, instale-a e reinicie. O resultado deve ser um sistema totalmente atualizado, sem pacotes esperando para serem atualizados.

Você pode verificar a versão atual do sistema operacional executando:
cat /etc/os-release

Etapa 4: atualizar os repositórios para o Leap 15.6

Primeiro, verifique se seus repositórios Leap definidos em “/etc/zypp/repos.d/” estão usando a variável “$releasever” (ou seja, não estão codificados com um número de versão Leap específico, por exemplo, “15.5”) já está nos URIs.
grep baseurl /etc/zypp/repos.d/*.repo

Em seguida, atualize todos os repositórios para os novos 15.6 do Leap.
sudo zypper --releasever=15.6 refresh

Você deverá receber uma mensagem informando que todos os repositórios foram atualizados com sucesso.

Etapa 5: Atualize para o openSUSE Leap 15.6 a partir do Leap 15.5

É hora de iniciar a atualização, que migrará nosso sistema do openSUSE Leap 15.5 para o Leap 15.6. No entanto, um esclarecimento muito importante é necessário de antemão.

É altamente recomendável que você execute a atualização fora do modo gráfico X-window. Por que? É simples: se sua sessão X travar durante a atualização, causando falha na atualização, você acabará com um sistema quebrado.

Diante disso, aconselhamos mudar para o terminal virtual usando o atalho de teclado “Ctrl+Alt+F3”, fazendo login e executando o comando abaixo, que iniciará o processo de atualização.
sudo zypper --releasever=15.6 dup --download-in-advance

Aceite digitar “y” na mensagem informando sobre os pacotes a serem instalados.

A atualização para o openSUSE Leap 15.6 começará com o download e a aplicação das atualizações.

Agora é o momento perfeito para tomar um café e se acomodar, pois o processo levará algum tempo, dependendo da velocidade da sua conexão com a Internet, da capacidade do hardware e da quantidade de pacotes atualizados.

Assim que o processo for concluído, você será solicitado a reiniciar o sistema. Para isso, use o comando abaixo:
sudo reboot

Aguarde a reinicialização do sistema. Vai demorar um pouco mais que o normal. Finalmente, o bootloader irá cumprimentá-lo, indicando que você está executando o openSUSE Leap 15.6.

Neste ponto, é hora de dar um grande tapinha nas costas porque, simplesmente assim, você fez a transição com sucesso do seu sistema do openSUSE Leap 15.5 para o 15.6. Faça login e divirta-se!

Conclusão

Atualizar do openSUSE Leap 15.5 para 15.6 é simples. Seguindo nosso guia detalhado, você pode garantir uma transição tranquila. Então, parabéns! Seu sistema agora está mais robusto e seguro, pronto para atender às demandas atuais e futuras.

Para ajuda adicional ou informações úteis, recomendamos verificar a documentação oficial do openSUSE. Obrigado por usar nosso guia! Sinta-se à vontade para compartilhar suas idéias na seção de comentários abaixo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.