Se você quer deixar seu sistema KDE neon com os mais recentes updates de um jeito fácil, veja como atualizar corretamente o KDE neon sem usar o Discover.
O KDE neon é uma distribuição com diferentes peculiaridades, mas há uma que muitos de seus usuários podem não saber: como atualizar corretamente o KDE neon sem usar o Discover.
Como você sabe, o KDE neon é baseado no Ubuntu e no software KDE, incluindo o ambiente de área de trabalho KDE Plasma e a loja de aplicativos Plasma Discover, o método de atualização recomendado pelo projeto.
A maioria dos usuários se contentará com isso porque o Discover, um dos pontos pretos da área de trabalho até recentemente, funciona muito bem em suas versões mais recentes.
No entanto, alguns podem preferir atualizar seu sistema manualmente, como tem sido feito tradicionalmente, e para isso, não é necessário manter um processo carregado na memória de uma forma constantemente: apenas a execução de um par de comandos por console é suficiente.
Agora, quais comandos? Isto é onde você pode gerar confusão, como se trata de um derivado do Ubuntu, o mais comum seria usar o APT. Mas não.
Como notado na FAQ do KDE, “algumas aplicações do APT não instalam novos pacotes, o que o torna menos adequado para o KDE neon”.
A recomendação oficial é, repetimos, usar o Plasma Discover. Mas se você preferir realizar as atualizações através da linha de comando, o indicado é o pkcon:
Como atualizar corretamente o KDE neon sem usar o Discover
Para atualizar corretamente o KDE neon sem utilizar o Discover, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Primeiramente, use o comando abaixo para receber as informações das atualizações;
pkcon refresh
Passo 3. Em seguida, use esse outro comando para fazer a atualização;
pkcon update
“Isso instalará todos os novos pacotes e usará o mesmo código do PackageKit que o Plasma Discover”, explicam. Então você já sabe: para atualizar corretamente o KDE neon sem usar Discover, pkcon, não APT.
Vale lembrar que isso também pode ser usado no Ubuntu e seus outros derivados.