Como ativar miniaturas AVIF no Nautilus

Se você precisa visualizar o conteúdo de imagens AVIF no gerenciador de arquivo do GNOME, veja como ativar miniaturas AVIF no Nautilus.

AVIF não é um formato novo, mas ainda não é tão usado quanto outros formatos de imagem com e sem perdas, como o agora popular WebP, apesar de já ser suportado por navegadores amplamente usados, como Mozilla Firefox ou Google Chrome/Chromium.

E, neste tutorial, você aprenderá como habilitar miniaturas para imagens AVIF (AV1) no gerenciador de arquivos Nautilus, bem como suporte de imagem AVIF para outros aplicativos GTK que não suportam este formato por padrão.

Como ativar miniaturas AVIF no Nautilus

Como ativar miniaturas AVIF no Nautilus

Parece também que o suporte para o formato de imagem AVIF ainda não está totalmente implementado em ambientes de desktop populares como o GNOME.

Por exemplo, o aplicativo visualizador de imagens padrão do GNOME, Eye of GNOME, não pode abrir imagens AVIF, e o gerenciador de arquivos Nautilus não gera miniaturas para imagens AVIF.

Felizmente, existe uma ferramenta para isso chamada avif-pixbuf-loader, que contém um plugin para carregar imagens AVIF em aplicativos GTK e em qualquer lugar que o gdk-pixbuf seja usado, desde que tenha sido compilado no libavif.

Recentemente comecei a usar imagens AVIF sobre WebP para este blog porque carrega páginas muito mais rápido e com mínimo esforço, então estarei lidando com muitas imagens neste formato, mas o Nautilus não gera miniaturas para elas e posso’ não os visualize com o Eye of GNOME.

A solução é muito simples. Tudo o que tive que fazer foi instalar o pacote avif-pixbuf-loader dos repositórios e voilà, todas as imagens recém-geradas no formato AVIF agora também têm miniaturas no gerenciador de arquivos Nautilus, e também posso visualizá-las com o visualizador de imagens padrão do GNOME, GNOME Eyes.

Não testei com outros aplicativos GTK, mas a ferramenta avif-pixbuf-loader promete habilitar suporte para imagens AVIF em outros aplicativos GTK.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile