Se você quer experimentar a próxima mudança visual do navegador do Google, veja como ativar a atualização visual do Chrome 2023.
Parece que o Google Chrome está passando por uma pequena reformulação no final deste ano, e se você estiver usando o canal de desenvolvimento do navegador no Ubuntu1, poderá optar por experimentar o novo visual agora.
No que diz respeito às mudanças na interface do usuário, aquela que o Google está preparando não é excessivamente radical no Linux – pelo menos, não para minha sensibilidade.
Se você é o tipo de pessoa que teme mudanças na interface do usuário – e se formos honestos, elas nem sempre melhoram as coisas – você pode relaxar.
Aqui está uma captura de tela para mostrar como é a versão normal do Google Chrome 115 (Dev) pronta para uso no Ubuntu 23.10:
Aqui está a aparência das mesmas versões quando todos os sinalizadores “Chrome Redesign 2023” estão ativados:
As guias são mais curvilíneas (acho que é a primeira vez que uso essa palavra em um post de blog); o botão ‘nova aba’ e o menu ‘pesquisar abas’ ganham fundos (portanto, mais destaque visual); e (meu ajuste favorito) a barra de ferramentas finalmente dá aos ícones algum espaço para respirar.
A omnibox (também conhecida como barra de endereços) é mais espessa e o tamanho da fonte para endereços da Web (e quaisquer consultas digitadas dentro dela) é menor.
Um novo ícone de “opções” substitui o motivo do cadeado tradicional ao lado de um URL. Isso é para indicar que você pode clicar no ícone para acessar as configurações de cookies, permissões, etc.
Mudanças mais pronunciadas são mostradas no menu principal graças à (re)introdução de (novos) ícones de menu e uso mais liberal de preenchimento/margens.
O menu principal, os menus de contexto e outros pop-overs no Chrome (como a interface do usuário das guias de pesquisa) agora também usam cantos arredondados.
Os divisores da barra de guias têm uma cor mais clara do que antes, e passar o mouse sobre uma guia de fundo agora mostra um destaque de retângulo arredondado em vez de, como antes, um contorno da forma completa da guia ativa.
O Google adicionou novas opções de personalização ao Chrome recentemente, incluindo “Cores do Chrome”. Este último recurso permite escolher entre uma ampla seleção de pares de cores para embelezar o cromo do Chrome, ou você pode usar o seletor de cores incluído para escolher uma matiz/sombra/tom do que estiver na tela.
Como ativar a atualização visual do Chrome 2023
Quer experimentar essas mudanças você mesmo? Você pode – tudo que você precisa é a versão instável mais recente do Google Chrome.
Se o repositório oficial do Google Chrome estiver configurado em sua distro (ele é configurado quando você instala o Chrome no Ubuntu usando os pacotes DEB ou RPM oficiais), você pode instalar o pacote google-chrome-unstable. Se não estiver, use o tutorial abaixo.
Como instalar o Chromium no Ubuntu pelo canal Beta ou Dev
Vale lembrar que isso não substitui a versão estável; compilações dev podem ser executadas juntamente com compilações estáveis.
Em seguida, para ativar a aparência do Chrome Refresh 2023:
Vá para chrome://flags/#chrome-refresh-2023
em uma nova guia
Alterar ‘default’ (padrão) para ‘enabled’ (ativado)
Acesse chrome://flags/#chrome-webui-refresh-2023
em uma nova guia
Alterar ‘default’ (padrão) para ‘enabled’ (ativado)
Reinicie o navegador conforme solicitado
Depois, caso seja necessário, para “desfazer” as alterações, repita as etapas acima, mas altere ‘enabled’ (ativado) para ‘default’ (padrão).
Também há mudanças planejadas para a caixa geral do Google Chrome (também conhecida como barra de endereços) e NTP – embora estejam em vários estágios de utilidade no momento.
Pesquise por “CR23” e “NTP” em chrome: sinalizadores para explorar as propostas – apenas esteja ciente de que nem todos estão conectados para usar dados do ‘mundo real’ ainda, então YMMV.
Os sinalizadores para essas alterações de interface do usuário usam a palavra “atualizar” e isso é correto. Isso não é uma grande reformulação do Chrome.
Em vez disso, os designers do Google estão dando ao navegador – ainda o mais popular do mundo, fyi – um rápido enfeitar para atualizá-lo com a estética de design “Material You” que ele usa no Android.
O Google poderia ter mudanças maiores no pipeline do que as visualizadas aqui? Sim – tal é a natureza do desenvolvimento! Como tal, nada exibido na postagem deve ser considerado final até que o Google anuncie as alterações formalmente e elas cheguem a compilações estáveis.