Como a tecnologia revolucionou o Brasileirão e seus resultados

Pouco mais de um ano após a implementação do VAR no Brasileirão, seu impacto nos resultados de jogos, na verdade esportiva e também na discussão entre comentaristas são algumas de suas principais consequências. Mas até que ponto essa nova tecnologia está melhorando o futebol brasileiro e o internacional?

Tendo havido recentemente a confirmação pela CBF que o Brasileirão 2020 irá continuar com VAR para essa temporada, em todos os jogos da Série A, o plano da CBF é que esse recurso tecnológico possa continuar contribuindo para uma maior verdade esportiva e para a redução significativa de erros que eram considerados grosseiros.

Mesmo existindo um forte investimento por parte da CBF nesse recurso, ainda para mais em uma situação complicada financeiramente para o futebol brasileiro, as críticas quanto à eficiência dessa tecnologia do VAR continua sendo muito discutida. O principal argumento é que, apesar de ser referenciada como sendo uma nova “tecnologia”, todo o processo de decisão continua sendo realizado por humanos, nesse caso por juízes que estão analisando o jogo pelas câmaras.

Tecnologia VAR mudou a tabela do Brasileirão 2019

Como a tecnologia revolucionou o Brasileirão e seus resultados
Como a tecnologia revolucionou o Brasileirão e seus resultados

Foram realizados muitos testes e cálculos para perceber como o VAR poderia ou não aumentar a verdade esportiva. Porém, apesar dessa ideia ainda não ser consensual no Brasil, a verdade é que o VAR já causou impacto direto na Série A, incluindo na classificação final do Brasileirão 2019.

Recentemente, o jornalista Alexandre Siqueira, calculou todas as decisões do VAR que acabaram revertendo gols, impedimentos e até pênaltis, tendo um impacto direto no resultado final desse jogo. Ora, enquanto o Flamengo teria sido campeão à mesma, times como o Grêmio ou o Corinthians estariam uma ou duas posições acima do que real estão.

Sem dúvida alguma que essa influência grande na tecnologia do VAR faz com que, quase todas as rodadas, muitas questões sejam levantadas pelos torcedores descontentes ou até por comentaristas. Contudo, parece ser e evidente que todo o sistema do VAR está ainda em uma fase inicial, sendo provavelmente necessário mais algumas temporadas para existir um maior aperfeiçoamento dessa tecnologia que está revolucionando o futebol mundial.

Ascenção do streaming no futebol brasileiro

Outro dos avanços tecnológicos, que se estão verificando no futebol brasileiro, em parceria com as emissoras donas dos direitos televisivos da Série A e B, são das plataformas de streaming. Ou seja, a ideia de emissoras como a Rede Globo é que os torcedores brasileiros não estejam somente limitados a assistirem a um jogo, ao invés de três ou quatro ao mesmo tempo.

A ideia é que, através de seu celular ou qualquer outro dispositivo móvel, você consiga ter acesso imediato aos jogos do Brasileirão, não havendo desculpas para que você não consiga assistir seu time favorito. Já não terá que estar somente “preso” à sua televisão ou ao computador, sendo que terá vários jogos diários à distância de apenas alguns cliques, com transmissões de elevada qualidade.

Brasileirão retornará com calendário repleto

A revolução tecnológica no futebol brasileiro terá impacto crescente nos resultados dos jogos, mas também em toda a experiência do torcedor, agora que já se sabe finalmente quando o Brasileirão irá retornar: final de semana de 8 e 9 de agosto. Com esse retorno, bem como da Copa Libertadores e de competições como a Copa do Brasil, já se sabe que, por exemplo, o Flamengo terá 4 jogos em 10 dias em setembro. Ora, para que não perca nenhuma notícia do futebol brasileiro, leia mais aqui.

Estará o time do Flamengo preparado para confirmar o favoritismo no Brasileirão, mas também na Copa Libertadores? Essa é somente uma das dúvidas que irão ser tiradas nos próximos meses do futebol brasileiro, com o Brasileirão de 38 rodadas, que irá apenas terminar no próximo mês de fevereiro de 2021.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 198

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.