Commodordion, um instrumento musical feito de um Commodore 64

Conheça o Commodordion, um instrumento musical feito de um Commodore 64, em vez de dois. Confira os detalhes desse dispositivo.

O Commodore 64, frequentemente abreviado como C64, é um dos computadores pessoais mais icônicos da história. Lançado em agosto de 1982 pela Commodore International, o C64 se destacou por sua popularidade, acessibilidade e impacto na cultura dos anos 1980.

E, alguns anos atrás, o músico e entusiasta de computadores retrô Linus Åkesson apresentou ao mundo o Commodordion: um instrumento musical semelhante a um acordeão feito de dois computadores Commodore 64.

Mas, apesar de fazer um computador totalmente funcional que parece e funciona como um acordeão, ao mesmo tempo em que apresenta os sons de 8 bits de um computador clássico, Åkesson diz que colocou o instrumento em uma prateleira após gravar o primeiro vídeo porque a ergonomia dificultava a execução.

Já o Commodordion de 2ª geração, apresenta um design simplificado que, segundo ele, torna “um prazer, em vez de uma dor, tocar o Commodordion”.

Commodordion, um instrumento musical feito de um Commodore 64

Commodordion, um instrumento musical feito de um Commodore 64
Commodordion, um instrumento musical feito de um Commodore 64

Sim. O Commodordion é um instrumento musical feito de um Commodore 64. Em poucas palavras, o novo modelo é feito com apenas um único computador C64 em vez de dois.

Isso significa que você usa uma mão para controlar o volume movendo o fole e a outra mão para tocar notas em um teclado C64. Alguns dos componentes eletrônicos que estavam anteriormente localizados no C64 à esquerda foram movidos para o espaço entre o C64 primário e o fole.

Enquanto o Commodordion original permitia que Åkesson tocasse acordes com a mão esquerda e notas individuais com a direita, o novo modelo perde esse recurso dedicado aos acordes. Então ele começou a se referir ao modelo original como o “Bass Commodordion”.

Mas a vantagem do novo design é que Åkesson não precisa mais segurar o peso de um C64 na mão esquerda, o que ele diz que o novo “Tenor Commodordion” é muito mais confortável de tocar.

Uma das coisas mais ridículas sobre as duas versões deste instrumento musical?

O fole é feito de disquetes de 5,25 polegadas que são cortados e colados juntos. O fluxo de ar é medido por um microfone e então a informação é usada para controlar o volume das notas tocadas no teclado C64.

Você pode descobrir mais sobre a tecnologia por trás do Commocordion no vídeo que Åkesson fez para mostrar o modelo original.

Também vale a pena notar que o Commocordion não é o único instrumento musical que Åkesson fez a partir de um Commodore 64.

Por exemplo, o C=Tar é um tipo de keytar feito pela combinação de um C64 com metal sensível ao toque, permitindo que os usuários toquem notas com a mão direita e controlem o volume e o tom com a mão esquerda.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.