Começou o desenvolvimento do openSUSE Leap 16

E começou o desenvolvimento do openSUSE Leap 16. Confira as novidades dessa primeira versão pré alpha e o que está chegando com o sistema.

O openSUSE Leap é uma distribuição Linux estável e confiável, desenvolvida pela comunidade openSUSE e patrocinada pela SUSE Linux GmbH.

Voltado tanto para usuários domésticos quanto para ambientes corporativos, o Leap é conhecido por sua robustez, segurança e facilidade de uso, sendo uma das principais opções para quem busca um sistema operacional Linux com base sólida e ferramentas avançadas de gerenciamento.

Eu geralmente evito escrever análises para lançamentos alfa porque o produto final geralmente muda muito. No entanto, há exceções quando algo importante está envolvido.

Por exemplo, cobri o lançamento do Alpha 2 do novo ambiente de desktop COSMIC.

Na mesma categoria de notícias significativas, o anúncio de hoje do primeiro lançamento pré-alfa do openSUSE Leap 16 se destaca, com o lançamento final agendado para o final de outubro de 2025.

Começou o desenvolvimento do openSUSE Leap 16

Começou o desenvolvimento do openSUSE Leap 16

Sim. Começou o desenvolvimento do openSUSE Leap 16. E por que esta edição é tão importante?

No ano passado, o openSUSE passou por tantas mudanças — novas variantes, novas abreviações, redesenhos de logotipo e até mesmo ajustes de nome — que até mesmo os fãs mais leais têm dificuldade em acompanhar.

Mas muitos querem apenas duas coisas: o Leap sólido como uma rocha ou o Tumbleweed de ponta.

Com rumores circulando sobre o que o Leap 16 trará, direi claramente: o openSUSE Leap 16 tem todos os recursos familiares que você aprendeu a amar, além de algumas ótimas atualizações novas, sem nenhuma mudança brusca do conceito que você já conhece. Aqui está o que esperar.

Vou começar com o que chamou minha atenção imediatamente – o nome. Em meados de julho, houve algum burburinho sobre o pedido amigável e educado da SUSE para que o openSUSE mudasse a marca do produto.

A notícia se espalhou rapidamente, mas ambos os lados negaram qualquer pressão para uma reformulação da marca.

Até agora, tudo bem. A imagem abaixo é da seção “Sobre” do Painel de Controle do KDE no mais recente openSUSE Leap 15.6 e na versão pré-Alpha do Leap 16.

Nesta última, você pode ver claramente que a palavra “openSUSE” está faltando. Claro, pode ser apenas uma string esquecida pelos desenvolvedores.

Começou o desenvolvimento do openSUSE Leap 16 – openSUSE Leap 16 ou somente Leap 16?

Ainda assim, provavelmente não é coincidência que o anúncio oficial novamente se refira apenas à versão como “Leap 16”. Talvez eu esteja pensando demais, mas deixa uma impressão.

Honestamente, não importa muito porque o Leap 16 está se moldando para ser outro grande lançamento, elevando o nível de confiabilidade e estabilidade. Certamente impressionará os usuários do Linux, quer precisem dele para uso em desktop ou servidor.

Próxima parada: o instalador. Eu adoro! Como informamos anteriormente, o openSUSE está desenvolvendo um novo instalador baseado na web chamado Agama para substituir o usado até agora. Ele ostenta uma nova IU moderna que adota uma abordagem de design clássico com uma barra lateral para navegação aprimorada.

Tive uma ótima experiência ao usá-lo — configurar tudo levou apenas dois minutos. A instalação foi tranquila e sem complicações também. E tudo isso em um pré-Alfa. O que posso dizer, exceto, muito bem, openSUSE!

Começou o desenvolvimento do openSUSE Leap 16 – Leap 16 – o novo instalador Agama

O instalador oferece atualmente três opções principais: Base, GNOME e KDE. Usuários que queiram experimentar esta versão inicial podem baixar as imagens de instalação do Agama aqui.

No entanto, a equipe de desenvolvimento recomenda fortemente o uso de uma máquina virtual para esta versão, pois ela não se destina ao uso diário.

O novo Leap 16 manterá o modelo de distribuição tradicional do openSUSE, combinando binários do mais recente SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 16 e pacotes contribuídos pela comunidade da base de código de desenvolvimento do Factory.

Tenha em mente, porém, que o roteiro para este desenvolvimento está sujeito a alterações com base em quaisquer atualizações do cronograma do SLES 16.

Também é um pouco cedo para revisar o software incluído na distribuição, pois ele passará por grandes mudanças de versão antes do lançamento estável final. Ao mesmo tempo, você não pode esperar grandes surpresas.

Você ainda usará ferramentas familiares como Zypper e Yast para gerenciamento de sistema, com suporte Flatpak pronto para uso.

Resumindo, é o mesmo Leap confiável e comprovado pelo tempo que você está acostumado, mas melhor e mais atualizado. Pode me chamar de antiquado (não vou discutir), mas eu gosto disso.

As iniciativas do openSUSE nos últimos 1-2 anos, como MicroOS, Aeon e Kalpa, também são ótimas opções.

No entanto, sua dependência da imutabilidade os torna bastante específicos e mais adequados para desenvolvedores e computação em nuvem do que para adoção pelo usuário médio do Linux, que continuará procurando por seu Leap bem conhecido e sólido ou para surfar na onda com o Tumbleweed.

E não, não me importo com as distros Linux imutáveis. Na verdade, eu os uso quase todos os dias para certos projetos onde a imutabilidade pode liberar seu potencial e aproveitar os benefícios por trás desse conceito.

No entanto, o Leap é um lar para o qual muitos usuários mudarão alegremente por causa da previsibilidade, estabilidade e ausência de curvas fechadas em um nível conceitual.

Finalmente, esteja avisado de que o atual Leap 16 pré-Alfa é voltado para os primeiros usuários e contribuidores que desejam participar ativamente do processo de desenvolvimento.

A maioria dos usuários é aconselhada a esperar até o lançamento beta no final da primavera de 2025.

Como dissemos, a versão estável final do Leap 16 deve atingir a Disponibilidade Geral no Outono de 2025, dando aos usuários tempo suficiente para uma migração tranquila do openSUSE Leap 15.6.

Notavelmente, não haverá Leap 15.7, mas os pacotes da comunidade existentes para o Leap 15 ainda serão suportados pelo Package HUB para o próximo SLES 15 SP7.

Sair da versão mobile