Através do desenvolvedor Simon McVittie, a Collabora deu detalhes sobre como o SteamOS 3 funciona no Steam Deck, no console da Valve.
Recentemente, a Valve lançou oficialmente o dispositivo de jogos Steam Deck, que é alimentado por uma nova versão do sistema operacional SteamOS que abandona a base Debian GNU/Linux para a distribuição Arch Linux de lançamento contínuo e adota o incrível e moderno desktop KDE Plasma meio Ambiente.
Agora, Simon McVittie, da Collabora, publicou uma postagem no blog hoje para detalhar como o sistema operacional SteamOS 3.0 funciona no portátil de jogos Steam Deck lançado recentemente pela Valve.
Collabora deu detalhes sobre como o SteamOS 3 funciona no Steam Deck
Infelizmente, o SteamOS 3.0 ainda não está disponível para o público em geral instalá-lo em seus computadores pessoais, mas se você estiver curioso para saber mais sobre ele, Collabora nos diz que sua maior contribuição para o SteamOS 3.0 foi ajudar na implementação de atualizações contínuas do sistema.
De acordo com a Collabora, o Steam Deck vem com duas partições de sistema, com duas versões diferentes do SteamOS.
Essas partições são usadas alternativamente ao atualizar o sistema operacional para uma nova versão, e também há um carregador de inicialização inteligente que seleciona automaticamente a versão mais recente do SteamOS ou volta para a anterior em caso de falha de inicialização.
McVittie explica que:
“Ao atualizar, uma nova imagem do sistema operacional é gravada em qualquer partição que não esteja em uso no momento, antes de reinicializar o sistema. Um módulo de bootloader especializado seleciona automaticamente o sistema operacional mais recente e inicializa nele. Se a atualização foi bem-sucedida, você continua a usar o novo sistema operacional e a partição anterior do sistema é reutilizada para a próxima atualização.”
Agora, a parte interessante! Como você provavelmente já sabe por várias análises disponíveis na Web, o sistema operacional SteamOS 3.0 apresenta o chamado Modo Desktop que permite transformar o portátil de jogos em um computador de mesa portátil se você conectá-lo a um monitor externo, bem como periféricos de mouse e teclado através da porta USB-C integrada.
E tem mais! A Collabora também diz que o SteamOS 3.0 apresenta um modo de desenvolvedor que permite que usuários experientes do Linux acessem o gerenciador de pacotes pacman do Arch Linux para instalar vários pacotes e todo o poder do ambiente de desktop KDE Plasma.
O modo de desenvolvedor funciona colocando a partição do sistema no modo de leitura/gravação em vez do modo somente leitura que é ativado por padrão para usuários comuns.
É assim que o SteamOS 3.0 funciona no Steam Deck, mas, no desktop, funcionará como qualquer outra distribuição, e mal posso esperar que a Valve libere uma imagem ISO instalável para que eu testá-la.