Collabora adicionou melhorias de desempenho para gamers no Kernel 5.2, além de outros recursos. Confira tudo que eles tem feito.
O kernel do Linux tem sido desenvolvido por diversos colaboradores em todo o mundo e mantido por Linus Torvalds, com o apoio da Linux Foundation.
No meio desses desenvolvedores, muitos são pessoas comuns, outros são membros ativos de grupos entusiastas de software livre, e tem até funcionários de empresas de tecnologia (sendo alguns de grandes players do mercado).
Um bom exemplo desse último tipo são os funcionários da Collabora, uma empresa de consultoria especializada em entregar os benefícios do software Open Source para o mundo comercial.
Alguns dos projetos de código aberto nos quais ela está ativamente envolvida são o Kernel Linux, GStreamer, Wayland, WebKit, Debian, Pulse, Audio, Rygel, libnice, D-Bus, BlueZ e LibreOffice.
Agora, com a série de kernel Linux 5.2 pronta e pronta para implementações em massa, é hora de dar uma olhada nas contribuições feitas pelos engenheiros da Collabora para este ciclo.
- Como instalar o jogo Sonic 3: Angel Island Revisited no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
Collabora adicionou melhorias de desempenho para gamers no Kernel 5.2
A Collabora continua muito ativa no desenvolvimento do kernel do Linux e durante o ciclo de desenvolvimento da série de kernel Linux 5.2, um total de 11 engenheiros do kernel criaram nada menos que 61 patches, assinados em um total de 131 mudanças, testadas 47 correções, reconheceram outras 9 correções e sugeriu 4 mudanças implementadas por outros desenvolvedores do kernel.
No entanto, a contribuição mais importante feita pelo Collabora para o kernel Linux 5.2 é a implementação da funcionalidade sem distinção entre maiúsculas e minúsculas para o sistema de arquivos EXT4, que é usado por padrão por quase todas as distribuições Linux.
Essa alteração proporcionará melhorias importantes no desempenho de vários programas emulados, como jogos em execução no Wine.
Em uma publicação recente, Gabriel Krisman Bertazi explicou o seguinte:
“Esse recurso, que há muito tempo está na lista de desejos de desenvolvedores do Android, jogadores do Linux e não-ingleses, permite que os programas procurem por um arquivo independentemente do caso do nome do arquivo original, ou pequenas variações nome, como a forma do sotaque, de uma forma muito otimizada.”
Além desta importante mudança de desempenho, as contribuições de Collabora para o kernel Linux 5.2 incluem melhor manuseio da internacionalização de nomes de arquivos por vários sistemas de arquivos, melhorias em dispositivos MCU de touchpad e impressões digitais em Chromebooks, bem como suporte Mali para Rock Pi 4 e Rock960 boards baseados em Rockchip RK3399.
Eles também adicionaram algumas correções de bugs para os novos drivers Panfrost DRM e vimc, adicionaram suporte para formatos Bayer ao video4linux, corrigiram atualizações assíncronas em vários drivers DRM, abordaram alguns problemas de mapeamento de dispositivos que ocorreram ao inicializar o sistema sem um espaço de usuário inicial, VPU aprimorado suporte para a plataforma Rockchip, e corrigiram vários outros bugs.
O caso da Collabora não é único, muitas empresas colocam funcionários para trabalhar ativamente no kernel e em outros projetos. Isso dá a elas a oportunidade para ajudar e deixar o software pronto para as suas necessidades.
Essa colaboração é parte do que move o desenvolvimento dos chamados softwares livres e de código aberto.
Se você tem uma empresa, já pensou em participar? Imagine as possibilidades para o seu negócio, seus funcionários e clientes.
Como sempre, aproveite e deixe sua opinião nos comentários!
Via Softpédia
O que está sendo falado no blog
- Collabora adicionou melhorias de desempenho para gamers no Kernel 5.2
- Sailfish OS 3.1 lançado com interface do usuário redesenhada
- Dash to Panel v20 Lançado com melhorias na visualização da janela
- Descoberta uma falha crítica no VLC Media Player… que já foi corrigida!
- Modo Tor no Firefox poderá chegar em breve como um complemento