Para encorajar outros desenvolvedores a melhorar e modernizar o tocador, agora, o código fonte do Winamp já está disponível.
No início deste ano, a empresa que agora está no comando do Winamp anunciou planos para lançar o código-fonte do tocador de música do Windows, que foi extremamente popular no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, no início da era de compartilhamento de arquivos inspirada no Napster, mas que teve uma história difícil desde então.
Agora, o Llama Group seguiu adiante e lançou o código-fonte no GitHub.
Código fonte do Winamp já está disponível
O objetivo declarado é encorajar desenvolvedores terceirizados “a melhorar e modernizar o tocador para atender às necessidades atuais do usuário”, mas o lançamento do código-fonte foi criticado por uma licença muito restritiva que limita o que você pode realmente fazer com o código.
Basicamente, parece que o Llama Group não está muito interessado em transformar o software em um projeto de código aberto e voltado para a comunidade.
Em vez disso, os desenvolvedores esperam que os desenvolvedores gastem seu tempo livre trabalhando para melhorar o software que é totalmente controlado pelo Llama Group.
Conforme relata o How To Geek, o lançamento inicial do código-fonte foi meio que “uma bagunça total”, com o Llama Group inicialmente incluindo código para servidores Shoutcast, algo que fazia parte do Winamp há anos, mas para o qual o Llama Group não parece ter os direitos para liberar o código. Isso já foi removido.
E quando o código-fonte foi lançado pela primeira vez, a licença declarou que os usuários “não podem criar, manter ou distribuir uma versão bifurcada do software”.
Isso foi atualizado para ler que “Somente os mantenedores do repositório oficial têm permissão para distribuir o software e suas modificações”.
Mas ainda significa que, embora desenvolvedores individuais possam bifurcar e modificar o código-fonte do Winamp, eles só podem fazer isso para uso pessoal ou se planejam enviar suas atualizações para o Llama Group que podem ser incluídas em futuras compilações oficiais do software.
Suponho que ainda seja útil que o código-fonte esteja disponível para inspecionar e compilar se você estiver interessado em aprender mais sobre como esse reprodutor de mídia da velha escola funciona.
Mas, além disso, não tenho certeza se há muitos motivos para alguém contribuir com o projeto.