Conhecido como uma alternativa ao Copilot, o CodeWhisperer exigirá uma conta da AWS para fazer login a partir de 31 de janeiro de 2023.
Depois do que aconteceu com o Copilot, controvérsias à parte, talvez o melhor conselho seja não usar ferramentas de preenchimento automático como essas.
Mas a verdade é que um assistente que tira você de um bloqueio quando você mais precisa é difícil de recusar, pelo menos se você for novo em uma das linguagens de programação suportadas.
Assim que o Copilot anunciou que seria pago, alternativas começaram a ser reveladas e a Amazon introduziu o CodeWhisperer.
Algum tempo depois ele começou a estar disponível, e pudemos verificar que ele estava longe de ser um co-piloto que, bom, já foi até processado pela forma como treinou. Ainda assim, CodeWhisperer pode ser útil, mesmo que esteja em sua infância.
Sendo da Amazon podemos esperar tudo, mas o mais lógico é que no futuro será pago. Até lá pode servir para, por exemplo, servir de apoio a quem quer aprender Python, embora em breve deixe de funcionar com um código que iremos receber pelo correio.
CodeWhisperer exigirá uma conta da AWS para fazer login
Desde alguns dias atrás, eu vi hoje, ao iniciar um editor como o Visual Studio Code, recebemos um aviso que diz que “Para continuar usando o CodeWhisperer, você deve adicionar um AWS Builder ID ou uma conexão do AWS AIM Identity Center a partir de 31 de janeiro 2023”.
O que a princípio parece um problema não é tanto, ou não é agora. Se não tivermos nenhuma dessas contas, basta clicar no link que aparece (pelo menos no VSCode), que nos levará a outras opções.
Na janela anterior podemos escolher como nos identificar. A primeira opção me parece a mais fácil. Clicar nele nos levará a nos registrar para criar um AWS Builder ID. Na última etapa, devemos aceitar o “token” para vincular nosso ID recém-criado à extensão de nosso editor.
Uma vez feito o acima, a mensagem não aparece mais, e espera-se que funcione após 31 de janeiro. Que movimentos exatos eles farão no futuro, saberemos, logicamente, quando o fizerem.