Codec Opus 1.4 lançado com novidades e melhorias

E foi lançado o Codec Opus 1.4 com novidades e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Opus é um codec de áudio digital de compressão com perdas; muito versátil, aberto e livre de royalties.

Ele é um codec de áudio caracterizado por fornecer codificação de alta qualidade e baixa latência para transmissão de áudio de alta taxa de bits e compressão de voz em aplicativos VoIP com largura de banda limitada.

O codec foi criado combinando as melhores tecnologias do codec CELT desenvolvido pela Xiph.org e o codec SILK aberto pelo Skype. Além do Skype e do Xiph.Org, empresas como Mozilla, Octasic, Broadcom e Google também estiveram envolvidas no desenvolvimento do Opus.

As patentes envolvidas no Opus são concedidas pelas empresas envolvidas no desenvolvimento para uso ilimitado sem pagamento de royalties.

Todos os direitos de propriedade intelectual e licenças de patente relacionados ao Opus são automaticamente delegados a aplicativos e produtos que usam o Opus, sem a necessidade de aprovação adicional.

Não há restrições quanto ao escopo e à criação de implementações alternativas de terceiros. No entanto, todos os direitos concedidos são revogados em caso de processo de patente envolvendo tecnologias Opus contra qualquer usuário Opus.

Opus apresenta alta qualidade de codificação e latência mínima para compressão de streaming de áudio de alta taxa de bits e compressão de voz para aplicativos de telefonia VoIP com largura de banda limitada.

Finalmente, se você estiver interessado em aprender mais sobre isso, saiba que as implementações de referência do codificador e do decodificador são distribuídas sob a licença BSD.

As especificações completas do formato Opus estão disponíveis ao público, gratuitamente e aprovadas como um padrão da Internet (RFC 6716).

A Xiph.Org, desenvolvedora do codec de áudio e vídeo Opus, anunciou recentemente o lançamento da nova versão do codec de áudio Opus 1.4.0.

Novidades do Codec Opus 1.4

Codec Opus 1.4 lançado com novidades e melhorias
Codec Opus 1.4 lançado com novidades e melhorias

Nesta nova versão do Codec Opus 1.4 que se apresenta, destaca-se que foi realizada a otimização dos parâmetros de codificação, com o objetivo de melhorar os indicadores subjetivos de qualidade sonora quando o FEC (Forward Error Correction) está ativado) para restaurar pacotes danificados ou perdidos em taxas de bits de 16 a 24 kbs (LBRR, Low-Bit-Rate Redundancy).

Outra das mudanças que se destaca nesta nova versão é que foi adicionado um novo valor de 2 na opção OPUS_SET_INBAND_FEC para habilitar a correção de erros FEC, porém sem forçar a habilitação do modo SILK (FEC não será utilizado no modo CELT).

Além disso, no Codec Opus 1.4 foi melhorada a implementação aprimorada do modo DTX (Discontinuous Transmission), que fornece suspensão da transmissão do tráfego na ausência de som.

Por outro lado, vale a pena notar que o suporte para o sistema de compilação Meson foi adicionado e o suporte para compilação usando CMake foi aprimorado.

Meson tornou-se cada vez mais popular com projetos de código aberto nos últimos anos por seu rápido suporte de construção com Ninja, compatibilidade multiplataforma muito melhor do que o Autotools e outros recursos modernos.

Vale ressaltar que para versões futuras, baseadas em tecnologias de aprendizado de máquina, estão sendo desenvolvidas funções experimentais para restaurar fragmentos de áudio perdidos devido à perda de pacotes: “Real-Time Packet Loss Concealment” e “Deep Audio Redundancy”.

Para saber mais sobre essa versão do Codec Opus, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Codec Opus

Para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar este codec de áudio em seu sistema, você deve saber que a maioria das distribuições Linux tem o codec em seus repositórios e você pode instalá-lo a partir daí.

Alguns dos produtos compatíveis com Opus incluem o navegador Firefox, a estrutura GStreamer e o pacote FFmpeg.

Embora no momento (no momento da redação deste artigo) a nova versão ainda não esteja disponível em algumas distribuições e, para obtê-la, eles podem fazê-lo compilando o codec.

Para isso, basta abrir um terminal e executar um dos seguintes comandos, de acordo com a sua distribuição. A primeira coisa que vamos fazer é instalar algumas ferramentas para poder realizar a compilação:

No caso de usuários do Ubuntu, Debian ou qualquer derivado:
sudo apt-get install git autoconf automake libtool gcc make

Fedora/Redhat ou qualquer derivado destes:
sudo dnf install git autoconf automake libtool gcc make

Agora vamos obter o código-fonte com o seguinte comando:
git clone https://gitlab.xiph.org/xiph/opus.git
cd opus

E continuamos a compilar com:
./autogen.sh
./configure
make
make install

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.