CODE 22.5 lançado com tudo para executar o LibreOffice Online Server

E foi lançado o CODE 22.5 com tudo para executar o LibreOffice Online Server Confira essa e outras novidades da distribuição.

A Collabora oferece uma distribuição especializada para implementar rapidamente o LibreOffice Online e organizar a colaboração remota com o pacote de escritório via Web para uma funcionalidade perfeita semelhante ao Google Docs e Office 365.

A distribuição foi projetada como um contêiner pré-configurado para o sistema Docker e também está disponível como pacotes para distribuições Linux populares.

CODE inclui todos os componentes necessários para executar o LibreOffice Online Server e fornece um início rápido e uma visão geral do estado atual de desenvolvimento da edição Web do LibreOffice.

O trabalho com documentos, planilhas e apresentações é suportado por meio de um navegador da Web, incluindo a capacidade de vários usuários colaborarem, fazerem alterações, deixarem comentários e responderem a perguntas simultaneamente.

Contribuições, edições atuais e posições do cursor para cada usuário são destacadas em cores diferentes. Os sistemas Nextcloud, ownCloud, Seafile e Pydio podem ser usados ​​para organizar o armazenamento de documentos na nuvem.

A interface de edição exibida no navegador é construída usando o mecanismo padrão do LibreOffice e permite obter uma exibição completamente idêntica da estrutura do documento com a versão para sistemas desktop.

A interface é renderizada usando o backend HTML5 da biblioteca GTK, projetada para renderizar a saída de aplicativos GTK em uma janela do navegador da web. O LibreOfficeKit é usado para cálculos, ladrilhos e layout de documentos em camadas.

Um daemon de serviço da Web especial é usado para organizar a interação do servidor com o navegador, transferir imagens com partes de interface, organizar o armazenamento em cache de partes de imagem e trabalhar com o repositório de documentos.

Agora, a equipe da Collabora anunciou recentemente o lançamento da plataforma CODE 22.5 (Collabora Online Development Edition).

Novidades do CODE 22.5

CODE 22.5 lançado com tudo para executar o LibreOffice Online Server
CODE 22.5 lançado com tudo para executar o LibreOffice Online Server

No CODE 22.5 destaca-se que foi adicionada a possibilidade de usar plugins externos para verificar gramática, ortografia, pontuação e estilo. Adicionado suporte para o plug-in LanguageTool.

Nota-se também que no CODE 22.5 foi adicionada a capacidade de incorporar mini gráficos em planilhas: mini gráficos que mostram a dinâmica das mudanças em uma série de valores. Um gráfico individual só pode ser vinculado a uma célula, mas gráficos diferentes podem ser agrupados.

A planilha Calc agora suporta planilhas com até 16.000 colunas (anteriormente, os documentos não podiam ter mais de 1024 colunas), além do número de linhas em um documento pode ser de até um milhão, foi aprimorado o suporte para arquivos preparados no Excel, bem como como desempenho aprimorado para processamento de planilhas grandes.

Além disso, também podemos descobrir que no CODE 22.5 foi adicionado suporte para o formato de imagem Webp, que pode ser usado para inserir imagens em documentos, planilhas, apresentações e desenhos Draw e que foi implementado um widget com uma interface de entrada de fórmulas, que funciona no lado do cliente e é escrito em HTML puro.

No CODE 22.5 O Writer adiciona a capacidade de incorporar preenchimentos de formulário compatíveis com DOCX em documentos. O processamento de elementos como listas suspensas para selecionar valores, caixas de seleção, seletores de data, botões para inserir imagens é suportado.

Foi implementado um sistema de atualizações delta para elementos de interface, que melhorou significativamente o desempenho e reduziu o tráfego (até 75%).

A interface do LibreOffice Online é formada no servidor e exibida usando o backend HTML5 da biblioteca GTK, que essencialmente traduz as imagens finalizadas para o navegador (é usado um layout lado a lado, onde o documento é dividido em células e quando a parte do documento associado à célula muda, uma nova imagem de célula é formada no servidor e enviada ao cliente).

A otimização implementada permite transferir apenas informações sobre a alteração do conteúdo da célula, em relação ao seu estado anterior, o que é mais eficiente para situações em que apenas uma pequena parte do conteúdo associado à célula muda.

Das outras mudanças que se destacam:

  • Recursos aprimorados de edição multiusuário.
  • Implementado suporte para configuração dinâmica de vários hosts fornecendo componentes adicionais integrados ao servidor principal do Collabora Online.
  • Rotação mais rápida de gráficos raster.

Por fim, se você estiver interessado em saber mais sobre esse lançamento, leia o anuncio do lançamento.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.