Clonezilla Live 3.1.3 lançado com o Kernel 6.9 e Partclone 0.3.31

Steven Shiau anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Clonezilla Live 3.1.3. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.

O Clonezilla Live é um sistema live baseado no Debian que contém o Clonezilla, um software de partição e clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost.

Ele salva e restaura apenas os blocos usados no disco rígido. Com o Clonezilla, é possível clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.

Agora, o mantenedor do Clonezilla Live, Steven Shiau, anunciou a disponibilidade do Clonezilla Live 3.1.3.

Novidades do Clonezilla Live 3.1.3

Clonezilla Live 3.1.3 lançado com o Kernel 6.9 e Partclone 0.3.31
Clonezilla Live 3.1.3 lançado com o Kernel 6.9 e Partclone 0.3.31

O Clonezilla Live 3.1.3 está aqui cerca de dois meses e meio após o Clonezilla Live 3.1.2 para rebase do sistema operacional GNU/Linux subjacente no repositório Debian Sid a partir de 28 de junho de 2024, e eliminar o kernel do Linux 6.7.9 usado na versão anterior ao Linux 6.9.7, para melhor suporte de hardware, é claro.

Usando a ferramenta de clone e restauração de partição de código aberto Partclone 0.3.31 em seu núcleo, a nova versão do Clonezilla adiciona uma opção -V ao script get-latest-ocs-live-ver para classificação de versão, atualiza o script ocs-onthefly para não falha mais durante a clonagem de particionamento local no modo de linha de comando e melhora o script ocs_nic_type para ser exportado para que ocs-live-nicbonding não falhe ao ser executado em ocs-live-netcfg.

Clonezilla Live 3.1.3 também adiciona uma função USAGE ausente no script ocs-live-nicbonding, adiciona um módulo de kernel zst e um nome de firmware ao exigir o firmware NIC, adiciona a linha de comando portátil yq YAML, JSON, XML, CSV, TOML, e processador de propriedades, e adota um scrollback maior para telas no sistema ao vivo.

Entre outras mudanças, esta versão remove o pacote cpufrequtils porque ele não está mais no repositório Debian, remove o pacote thin-provisioning-tools devido à quebra de dependência e remove as variáveis ​​​​msg_ocs_param_ps e msg_ocs_onthefly_param_ps duplicadas do arquivo de idioma en_US.

Falando em arquivos de idioma, o Clonezilla Live 3.1.3 vem com os idiomas Catalão Espanha (ca_ES) e Alemão (de_DE) atualizados. Ele também inclui pacotes atualizados de live-boot e live-config.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Clonezilla Live 3.1.3

A imagem ISO do Clonezilla Live 3.1.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Há imagens ISO live para arquiteturas de 64 bits e 32 bits que inicializam e executam completamente de uma unidade flash USB.

Você pode usar o Clonezilla Live diretamente de uma unidade flash USB para clonar partições e discos para backup, implantação em massa ou para restaurar uma instalação quebrada.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

 

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.