Steven Shiau anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Clonezilla Live 3.1.2-22. Confira as novidades e veja onde baixar a distro.
O Clonezilla Live é um sistema live baseado no Debian que contém o Clonezilla, um software de partição e clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost.
Ele salva e restaura apenas os blocos usados no disco rígido. Com o Clonezilla, é possível clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.
Agora, o mantenedor do Clonezilla Live, Steven Shiau, anunciou a disponibilidade do Clonezilla Live 3.1.2-22.
Novidades do Clonezilla Live 3.1.2-22
O Clonezilla Live 3.1.2-22 adiciona um kernel mais recente e corrige o sistema live contra o backdoor XZ mais recente.
Clonezilla Live 3.1.2-22 é a segunda parcela da série Clonezilla Live 3.1.2, principalmente como uma versão de emergência para corrigir o sistema ativo contra o backdoor XZ recente, fazendo o downgrade do pacote xz-utils da versão 5.6.0 para a versão 5.4. 5, este último não sendo afetado pelo backdoor, o que permitiu que um invasor remoto comprometesse o servidor SSH.
Como tal, você deve excluir o ISO anterior do Clonezilla Live 3.1.2-9 do seu sistema e usar esta nova versão, que também vem com um kernel mais recente, ou seja, Linux 6.7.9-2 dos repositórios Debian Sid.
A versão anterior do Clonezilla Live usava o kernel Linux 6.6.11-1, portanto, o novo kernel deve fornecer melhor suporte de hardware.
Fora isso, a versão Clonezilla Live 3.1.2-22 adiciona um novo formato para mensagens enviadas ao ocsmgrd, usando vírgula (,) para separar as mensagens, adiciona as ferramentas powermgmt-base e pdsh ao sistema live e atualiza o pacote ezio para a versão 2.0.11.
Ele também adiciona suporte para rotação de arquivos de log relacionados ao Clonezilla e suporte para recebimento de mensagens em novos formatos de clientes, corrige um bug que impedia o envio de mensagens para ocsmgrd no modo Bluetooth e remove o parâmetro ip= dos parâmetros de inicialização devido a um bug quando criando um ISO personalizado usando o utilitário ocs-iso.
O script disable_sudo_use_pty também foi atualizado para negá-lo explicitamente, e não apenas comentá-lo, o que deve evitar a distorção do gpm com o jfbterm.
Claro, o sistema subjacente foi atualizado e está sincronizado com o repositório Debian Sid a partir de 8 de abril de 2024.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Clonezilla Live 3.1.2-22
A imagem ISO do Clonezilla Live 3.1.2-22 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Há imagens ISO live para arquiteturas de 64 bits e 32 bits (incluindo PAE) que inicializam e executam completamente de uma unidade flash USB.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux