Steven Shiau anunciou o lançamento da mais recente versão do seu sistema, o Clonezilla Live 3.0.0-26. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
O Clonezilla Live é um sistema live baseado no Debian que contém o Clonezilla, um software de partição e clonagem de disco semelhante ao Norton Ghost.
Ele salva e restaura apenas os blocos usados no disco rígido. Com o Clonezilla, é possível clonar um sistema de 5 GB para 40 clientes em cerca de 10 minutos.
Agora, o mantenedor do Clonezilla Live, Steven Shiau, anunciou a disponibilidade do Clonezilla Live 3.0.0-26 como a última versão estável deste sistema Linux live de código aberto construído em torno do poderoso software Clonezilla de imagem/clonagem e particionamento de disco, o primeiro a ser alimentado por Linux 5.15 LTS.
Novidades do Clonezilla Live 3.0.0-26
O sistema operacional GNU/Linux subjacente foi atualizado e o Clonezilla Live 3.0.0-26, é baseada no ramo Unstable do Debian e inclui a versão 5.17 do kernel Linux.
Sim. Esta versão é baseada no repositório Debian ‘Sid’ a partir de 22-05-2022, e traz o kernel Linux atualizado para a versão 5.17.6, além do Partclone atualizado para a versão 0.3.20, aliás, esta versão agora suporta imagens/clonagem APFS (Apple File System);
Para completar, o suporte a LUKS foi adicionado, um mecanismo melhor que dd foi implementado, e é recomendado criptografar a imagem ao salvar o dispositivo LUKS;
Além disso, o Clonezilla Live 3.0.0-26 atualizou os arquivos de idioma de_DE, el_GR, es_ES, fr_FR, ja_JP, hu_HU, pl_PL e sk_SK e adicionou wavemon, memtester, edac-utils, shc e uml-utilities ao sistema live, mas removeu o s3ql do sistema ativo;
Por fim, um mecanismo melhor para verificar o formato GPT/MBR de um disco foi implementado, sendo esta uma solução alternativa para lidar com a tabela de partição do ChromeOS Flex.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Clonezilla Live 3.0.0-26
A imagem ISO do Clonezilla Live 3.0.0-26 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Há imagens ISO live para arquiteturas de 64 bits e 32 bits (incluindo PAE) que inicializam e executam completamente de uma unidade flash USB. Uma edição alternativa baseada na distribuição Ubuntu 21.10 (Impish Indri) também está disponível para download.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux